20º
36º
Predomínio de Sol

TV Câmara de Barreiras democratizando a comunicação regional

  • A TV Câmara conta com uma grade de programação diversificada e diferenciada tornando-a um dos mais importantes veículos de comunicação da região

     

    Fotos Cheilla Gobi

    Redação JGO

    No dia 17 de novembro de 2015, a TV Câmara de Barreiras entrou em operação em caráter experimental, inicialmente transmitindo as sessões legislativas, testando propostas, formatos e conteúdos, e que já parte do cotidiano dos barreirenses.

    A criação de uma grade de programação diversificada e diferenciada, a implantação dos programas independentes, tornou a TV Câmara um dos mais importantes veículos de comunicação da região, que vem a cada dia conquistando espaço e a simpatia da população com uma ótima audiência.

    Nestes dois anos e meio de existência, a TV já mostrou pra que veio. Com uma produção de diferentes conteúdos, o canal já possui uma programação própria transmitida 24 horas ininterrupta. Além dessa proposta pioneira para Barreiras e região, também veicula materiais de intercambio e parceria com outras TVs Câmara.

    Com a TV Câmara, o legislativo barreirense ganhou mais visibilidade, principalmente agora com a transmissão das sessões ao vivo. A TV também passou a ser palco de destaque para os artistas da cidade e região. É inédito um canal público de televisão, com sinal aberto que além de transmitir as ações do Poder Legislativo ao vivo, se tornou um importante veículo de comunicação e de informação, que dá espaço á produção cultural local valorizando assim a identidade regional.

    Uma emissora cidadã, que vem aproximando o barreirense do legislativo municipal e estimulando a participação no debate sobre as questões da cidade e, ao mesmo tempo, oferecer em detalhes o que a Câmara Municipal está discutindo, alcançando assim o principal objetivo do legislativo municipal, – que é dar visibilidades aos trabalhos legislativos, bem como manter a população bem informada.

    Além de assegurar maior transparência às discussões e votações em plenário, à grade também contempla programas de entrevistas com vereadores, especialistas e personalidades diversas, e ainda reportagens abordando fatos e assuntos de interesse da comunidade. Completam o conteúdo veiculado, documentários de cunho cultural, educativo ou de preservação da memória de Barreiras, da Bahia e do Brasil.

    O diretor geral da TV Câmara de Barreiras, George Medeiros falou a nossa reportagem sobre a estrutura física da emissora. Segundo ele na Câmara, funciona a engenharia técnica, coordenação de programação, control room. “Engenharia técnica – compõe os codificadores (encorder) de sinal digital, e um “enlace de rádio” de 3,5G, onde é transmitido o sinal da coordenação para o transmissor principal no canal digital 4.3 da TV Câmara em HD. Na coordenação, utilizamos o equipamento de exibição de conteúdo TV PLAY – Broadcast – VideoMart em sistema HD que comporta a tecnologia 4K. Com ele fazemos  o planejamento da programação diária, assim como podemos antecipadamente construir “play List” de outros dias da semana, onde a plataforma viabiliza também as sessões ao vivo”, frisou George.

    O diretor explica que o Control Room, – concentra a mesa corte digital onde recebe os sinais em sistema SDI HD das câmaras que estão no plenário  para transmissão ao vivo das sessões, assim como entradas ao vivo em outras circunstâncias da Câmara, incluindo o Gerador de Caracteres. “Este equipamento também viabiliza tecnologia 4K,  01 ilha de edição para pequenos trabalhos emergenciais”, descreve George destacando o período inicial das sessões ao vivo. “Conjuntamente, estamos em fase de teste das transmissões online pelo canal do youtube e facebook da emissora, onde elementos técnicos estão em fase de implementação e melhoria”, disse George.

    PRODUTORA

    Funcionamento do jornalismo (Redação, produção) onde a equipe realiza do planejamento a execução das matérias do dia a dia, assim como as demandas da Câmara Municipal. “Dispõe de 02 Ilhas de Edição para edição e finalização do material jornalístico; 01 ilha para pós produção para produção/finalização dos materiais institucionais e mini doc’s produzidos pela emissora; Estúdio de gravação com três câmaras; Control Room/gerador de caracteres para gravação dos programas produzidos”, destaca o diretor da TV Câmara.

    Programa Encontro Marcado

    A programação da TV Câmara, conta ainda com o Programa independente “Encontro Marcado”, apresentado pelo jornalista Jayme Modesto, programa este, que está inserido na grade desde a fundação da emissora. Esse foi o primeiro programa independente da TV Câmara de Barreiras, que entrou no ar no dia 24 de novembro de 2015. Após dois anos e quatro meses já levou ao ar 216 programas, em média. Neste ano de 2018, o programa estreou com uma nova identidade visual, cenário totalmente repaginado, novo estúdio, e nova direção.

    Nesta nova etapa, o programa vem mesclar entrevistas com profissionais de diversas áreas, debatendo vários assuntos de interesse da sociedade.

    Na última entrevista ao Programa “Encontro Marcado”, o presidente da Câmara de Barreiras, o vereador Gilson Rodrigues falou da importância da TV Câmara para a população e também para o legislativo municipal e destacou o empenho em potencializa a emissora, tornando cada vez mais profissional os trabalhos da TV. “Estamos vivendo um momento especial, com uma conquista para toda sociedade barreirense através da nossa Câmara. Quero agradecer a cada um dos vereadores e não poderia deixar de agradecer a equipe da nossa TV Câmara, na pessoa do seu diretor geral George Medeiros, que tem empenhado ao máximo para produzir conteúdo de qualidade para a nossa população”.

    Conheça a nova equipe de produção do programa Encontro Marcado

    Son Araújo – Diretor de estúdio

    Alexandro Santos, Rogério Junqueira e Lucas Abreu – cinegrafistas

    Cheilla Gobi – Produção/pauta

    Danilo Oliveira – Editor

    George Medeiros – Direção geral


    • Compartilhe:

    Comentários: