V Exposantana fortalece a principal vocação do município, a agricultura familiar

A V edição da tradicional exposição do município acontece simultaneamente com a Feira da Agricultura Familiar e da Feira de Inovação Tecnologia para o Desenvolvimento Integrado

FOTOS JAYME MODESTO, FROTA VIDEO

Jayme Modesto

Agronegócio, palestras, oficinas shows, leilões, apresentação de quadrilhas, contemplaram a programação da V edição da Exposição Agropecuária de Santana que aconteceu de 13 a 17 de junho, no Parque de Exposições Manoel Cardoso, movimentando o agronegócio regional.

Considerado um dos eventos mais importantes do município e da região, por ser atualmente a única exposição da região Oeste do Estado. O evento foi  promovido pela prefeitura municipal e teve como principal objetivo fomentar negócios, divulgar tecnologias para o setor agropecuário e oferecer entretenimento à população.

A edição deste ano teve várias atrações musicais como: Tiago Costa, Celan Muniz, Adriano Araújo e Pedro Soberano.

A ExpoSantana foi realizada pela prefeitura municipal com o apoio do Governo do Estado, Secretaria da Agricultura, Pecuária , Irrigação, Pesca e Aquicultura; Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação; Secretaria de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Planejamento.

Foi uma oportunidade dos pequenos produtores expor seus produtos, seguindo a política de desenvolvimento e apoio da prefeitura à produção e organização social, além de difundir informações e orientação para os novos modelos de pecuária e produção sustentável que se consolida no município.

Pela primeira vez na história de Santana, os produtores da agricultura familiar do município podem se orgulhar de ter produtos certificados, que podem ser comercializados em supermercados e utilizados também na merenda escolar. O lançamento da rapadura baiana, do iogurte Vida Mel, do mel e do Doce, aconteceu junto com a abertura oficial de um dos principais eventos do calendário de Santana: a V Exposantana.

A tradicional exposição do município acontece simultaneamente com a II Feira da Agricultura Familiar e da II Feira de Inovação Tecnologia para o Desenvolvimento Integrado. Os três eventos se concentram no Parque Manoel Cardoso, que foi preparado para receber toda uma estrutura montada especialmente para receber tanto os pequenos produtores da agricultura familiar, os criadores de animais como bovinos, caprinos, ovinos, além de expositores de equipamentos agrícolas, veículos e representantes de muitos outros setores.

A abertura foi acompanhada de perto pelo público, secretários municipais, vereadores, juntamente com o prefeito Marcão, o vice-prefeito Dr. Eustáquio e do prefeito de Santa Maria da Vitória, Renatinho, entre outras lideranças regionais.

O prefeito Marcão falou sobre o esforço para ser realizar simultaneamente três eventos tão importantes não só para Santana, mas para toda a região. “Vivemos um período econômico muito delicado e, sozinha, a Prefeitura Municipal de Santana não poderia fazer a nossa tão sonhada Exposantana como o nosso povo e nossos produtores merecem. Isso só foi possível porque os recursos empregados aqui são frutos de parcerias com o Governo do Estado”, disse o gestor.

Depois da abertura com as autoridades e lançamento dos produtos, o público ainda curtiu um encontro de sanfoneiros. Foram sete sanfoneiros animando o público, além das Quadrilhas Juninas das comunidades Cipó, Baixão do Cedro.

Programação cultural  

Além do espaço de negócios que é a V Exposantana, a II Feira da Agricultura Familiar e a II Feira de Inovação Tecnologia para o Desenvolvimento Integrado, a Prefeitura Municipal de Santana tem cedido espaço para diálogo com expositores, estudantes, empresários, como mais uma forma de fortalecer o setor.

Para o prefeito Marcão, o sucesso das edições anteriores foi seguido pela V ExpoSantana, coloca Santana entre as cidades com os melhores eventos desse tipo no estado. “É com muito orgulho que abrimos Santana para receber pessoas de diversas partes da Bahia e de outros estados, para conhecer nossos produtos e fazer negócios também. É o momento de expor o que temos de melhor, que é o fruto do trabalho do nosso povo. Enquanto administração, a Prefeitura Municipal tem se dedicado às famílias do campo, para que elas possam produzir cada vez mais e melhor”, comentou o prefeito.

Os empreendimentos agrícolas de Santana – 90% deles provenientes da agricultura familiar – recebem atenção especial com a II Feira dos Assentamentos, Economia Solidária e Agricultura Familiar de Santana. Enquanto a II Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação proporciona um espaço para inclusão e inovação tecnológica no campo. Tudo isso dentro da estrutura da ExpoSantana, no Parque de Exposições Manoel Cardoso Pereira.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Gazeta do Oeste, o prefeito Marcos Cardoso, fez um balanço da V ExpoSanatana e considerou o evento importantíssimo para impulsionar sua principal vocação que é a agricultura família.

Na oportunidade o prefeito fez questão de agradecer os parceiros na realização da feira, considerando que sem eles não seria possível realizar a exposição, salientou também o empenho do executivo municipal para a certificação dos produtos da agricultura familiar, lembrando que pretende novos avanços para agregar valores nos produtos produzidos no município.

Segundo o prefeito Marcão, o setor é uma das prioridades da sua gestão. “São poucos municípios que se dedicam tanto e que mantêm uma estrutura de Secretaria Municipal de Agricultura que temos em Santana. É com muita dificuldade e muito esforço que conseguimos manter tudo isso, mas entendemos que essa é a vocação do nosso povo e da nossa terra. Temos que nos fortalecer cada vez mais e quero que contem comigo. A educação e a qualificação são o caminho para o avanço, para o futuro, e vocês terão papel fundamental nisso”, falou o prefeito.

Na ocasião p prefeito homenageou os principais parceiros da V ExpoSantana, entre eles o jornalista Jayme Modesto e o deputado estadual Antonio Henrique Junior.

Fotos Ascom do deputado Antonio Henrique


Compartilhe:

Comentários: