Zona rural de Barreiras receberá a 2ª edição da Caravana da Cidadania

Dircom

A 2ª edição da Caravana da Cidadania acontecerá no próximo dia 26 de agosto no Povoado do Barrocão de Baixo, na zona rural de Barreiras. A Escola Municipal Luís de Freitas Lima já está sendo estruturada para receber os atendimentos nas áreas de assistência social, educação, trânsito, meio ambiente, saúde, direitos do consumidor, agricultura, turismo, regularização de microempreendedores e orientação tributária.

Na tarde dessa quarta-feira, 15, o prefeito Zito Barbosa acompanhado da secretária de saúde, Marisete Bastos, da secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo, diretores e coordenadores das diversas secretarias do governo envolvidas na Caravana, estiveram visitando as instalações da unidade que sediará o evento e fizeram os últimos ajustes.

Os serviços e atendimentos serão disponibilizados aos moradores do Barrocão de Cima e de Baixo, Mucambo, Passagem Funda, Bebedouro, Conquista, Gameleira, Fazenda Prata, Serra Talhada, São José do CTI, Tatu, Baraúna, Ponta D´água e Boqueirão do Sirico que fazem parte da abrangência do CRAS II da Morada da Lua.

“A Caravana da Cidadania foi pensada e planejada para todos os moradores de Barreiras. A primeira edição na Loteamento Rio Grande, teve uma grande aceitação da população, mais de 1.600 pessoas tiveram acesso a atendimento, médico, palestras, momentos de lazer, cultura, acesso aos programas sociais, direitos do consumidor, regularização fundiária e orientações para o trânsito. Agora, vamos ofertar todos esses serviços para as comunidades da zona rural no Barrocão de Baixo e às comunidades próximas”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Novidades na Caravana

A programação extensa da caravana acontecerá das 8h até as 13h. A Secretaria de Saúde disponibilizará unidades móveis de saúde e equipe de profissionais para atendimento com médicos clínicos, ortopedista, cardiologistas, nutricionistas, pediatra, dentista, realização de testes rápidos de sífilis, H.I.V, Hepatite e ultrassonografia. A novidade serão as consultas com dermatologistas, otorrinolaringologista e sala para vacinação.

Durante a manhã, os produtores rurais e moradores também terão a oportunidade de conhecer como é feito a produção de compostagem, hortas e vasos, arborização e receberem mudas nativas do cerrado com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, que cuidará especialmente do paisagismo da praça e da escola. A Agricultura promoverá uma oficina para alimentação de baixo custo para animais e manuseio de biofertilizantes.

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho, estará com equipes volantes e unidade móvel do Bolsa Família, atendendo os cadastrados, pesagem, carteirinha do idoso e ainda, proporcionará a oficina de biscuit e artesanato. O CrediBahia, Sala do Empreendedor e Procon também estarão atendendo de forma unificada, levando informações de créditos, regularização de empresas e direitos do consumidor.

Atividades de educação para o trânsito também fazem parte da caravana, que receberá a equipe da Secretaria de Segurança Cidadão, a Cootrans e a JARI. Serão distribuídos panfletos, vídeos educativos, mini palestras, o minicircuito de trânsito para as crianças, incentivo ao uso de capacete dentro das comunidades rurais e uma blitz educativa com os agentes de trânsito.

Momentos de lazer e diversão também fazem parte da ação social, que levará para as crianças e adultos uma grade especial preparada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que dispõem de campeonato de Futsal, workshop de tênis, jogos interativos como damas, peteca, vôlei, além de teatro com a peça “As Jabuticabas”, workshop de musicalização, contação de histórias e exposição de livros da Biblioteca Municipal Folk Rocha.

Documentação: Para participar desses diversos atendimentos é importante não se esquecer de levar a documentação necessário, como o cartão do Bolsa Família, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos menores de idade, e documentos pessoais, como RG e CPF.


Compartilhe:

Comentários: