4° BEC e a Prefeitura articulam ações de combate ao Aedes aegypti em Barreiras

IMG_7564essa

Dircom

O prefeito de Barreiras em exercício, Paê Barbosa, acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Regina Figueiredo, esteve no início da tarde dessa quarta-feira, 10, no 4° Batalhão de Engenharia e Construção em encontro com o Tenente Coronel Francisco Couto, Subcomandante Coronel Vidal e o Capitão Sérgio Melo, para traçar as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti no município.

No próximo dia 13, sábado, as Forças Armadas estarão em todo país mobilizado, e em Barreiras os militares do exército irão às ruas para distribuir material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.

De acordo com Paê, essa participação é de fundamental importância para Barreiras. “Com o Exército temos mais condições de evitar a proliferação, eliminar focos e impedir o nascimento do mosquito transmissor”, disse o prefeito em exercício.

Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, os militares retornarão aos bairros acompanhados dos agentes de endemias para exterminar nascedouros em possíveis locais de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo aplicação de larvicida em criadouros.

De acordo com o comandante do Exército, essa ação é organizada pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo eliminar o mosquito Aedes, com a colaboração da população.

“Os militares estarão mobilizados no próximo sábado em todos os bairros de Barreiras com ações educativas, e no período de 15 a 18 de fevereiro, atuando diretamente na eliminação do Aedes aegypti, numa força tarefa nacional com o envolvimento das autoridades e dos agentes locais de saúde”, afirmou Couto.

Nessa mesma reunião o professor e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Paulo Baqueiro, representou a Instituição que atuará com voluntários nas escolas de Barreiras na conscientização dos professores, crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A secretária de Saúde destacou a presença do Exército nas ruas e da mobilização da universidade nas escolas.

 “Ações como esta complementa o trabalho permanente de nossa equipe de endemias e convoca a sociedade para impedir o avanço do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika vírus, e o surgimento de casos de microcefalia em nosso Município”, Concluiu Regina Figueiredo.

Os militares que irão a campo, receberão orientações dos profissionais de saúde nesta sexta-feira, 12, no próprio Batalhão.


Compartilhe:

Comentários: