90% das pessoas subestimam fator emocional na perda de peso, diz estudo

Especialistas dizem que fatores psicológicos devem ser levados em conta.
Componente emocional da comida é negligenciado, diz especialista.

Sobrepeso (Foto: Roos Koole/ANP MAG/ANP/Arquivo AFP)

Estudo afirma que pessoas estão subestimando o papel das emoções na perda de peso (Foto: Roos Koole/ANP MAG/ANP/Arquivo AFP)

 

Um estudo americano concluiu que 90% das pessoas não consideram o bem-estar psicológico como um fator importante para a conquista de um peso saudável.

A pesquisa, que ouviu mais de mil pessoas nos Estados Unidos, foi conduzida pela rede de atendimento médico Orlando Health. Para a neuropsicóloga Diane Robinson, diretora do Programa de Medicina Integrativa da Orlando Health, subestimar o papel emocional da alimentação pode ser um dos motivos que levam muitas pessoas a recuperarem o peso original depois de uma dieta.

“A maioria das pessoas se focam quase totalmente nos aspectos físicos da perda de peso, como dieta e exercício. Mas existe um componente emocional relacionado à comida que a vasta maioria das pessoas simplesmente negligencia e isso pode facilmente sabotar seus esforços”, diz a especialista.

O levantamento concluiu que 31% dos americanos pensam que a falta de exercício é a maior barreira para a perda de peso. Outros 26% acham que a alimentação é o maior desafio. Há também 17% dos entrevistados que acham que o custo de uma vida saudável é o que os impede de perder peso.

O fator psicológico só foi citado por 10% das pessoas.”Caso estejamos conscientes disso ou não, estamos condicionados a usar a comida não apenas para nos nutrir, mas para ter conforto”, diz Diane. “Isso não é necessariamente ruim, desde que tenhamos consciência e lidemos com isso de forma adequada.”

Segundo ela, o problema ocorre quando as pessoas começam a usar a comida como um sistema de recompensa para ser acionado em momentos de estresse, por exemplo.

Para evitar esse mecanismo, a especialista recomenda que as pessoas que estão buscando emagrecer mantenham um diário para registrar as comidas ingeridas e o humor de cada dia, para facilitar o reconhecimento de padrões ruins. Além disso, antes de comer qualquer coisa, é importante se pergutar se está realmente com fome ou se a comida está sendo usada para obter algum tipo de conforto.

Fonte: G1/Bem Estar


Compartilhe:

Comentários: