Água com limão emagrece? Pão à noite engorda? Mitos e verdades da dieta

Nutróloga Liliane Oppermann explica o que é mito e o que é verdade entre o que circula por aí sobre dieta e boa forma

O verão está chegando e a estação é sempre um estímulo a mais para entrar em forma ou buscar alimentação e hábitos mais saudáveis. Com isso, cada vez mais circulam por aí receitas milagrosas e fórmulas mágicas para alcançar o corpo considerado ideal. E muita coisa que dizem é pura lenda.

A nutróloga Lilian Oppermann, especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), listou e acabou com alguns desses mitos.

Comer pão ou carboidratos à noite engorda?

“O que engorda não é o carboidrato e nem o horário em que é o consumido. O problema está no consumo em excesso e na alimentação desiquilibrada. Portanto, o segredo é a moderação. Mito. Não existe hora para um alimento engordar. As calorias dele são as mesmas o dia todo. O único cuidado que deve ser tomado por quem consome carboidratos à noite é evitar comer o tipo refinado, que promove picos de índice glicêmico e oferecem um risco maior de serem armazenados na forma de gordura. Prefira as versões de carboidratos (pães, massas, arroz) integrais”.

Abacate é proibido na dieta. Ovo também!

“O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas, se consumida em quantidade adequada, não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e, sim, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).

“E se a pessoa quiser comer um ovo e reduzir a ingestão de outras fontes de colesterol, ou seja, não comer carnes gordurosas, não ingerir manteiga, então, está autorizado a comê-o. O mais importante não é um alimento ser o salvador ou vilão; o conjunto de todos alimentos ingeridos é que interfere no resultado. Quanto mais variada e equilibrada for a dieta, mais saudável ela será. MITO”.

Beber água em jejum emagrece?

“Mais um MITO. A água é fundamental para o ser humano, mas não tem o poder de, sozinha, oxidar gorduras. Durante o dia, eliminamos muita água através da transpiração, respiração, urina e fluidos corporais. É preciso repor esta perda para que, assim, o seu organismo trabalhe corretamente. A água ainda melhora o funcionamento intestinal, auxiliando na digestão e eliminação de substâncias que o organismo não precisa mais”.

Chá verde emagrece!

“Isso é verdade. O chá verde é rico em cafeína e catequeninas que estimulam a termogênese, aumentando o gasto calórico e ativando o metabolismo. Mesmo com todos os benefícios, eles são apenas coadjuvantes na dieta. Não é bom exagerar”.

Se abusar nos alimentos em um dia, emagreço se fizer jejum no outro?

“Mais uma mentira. Se ficar em jejum no dia seguinte, seu metabolismo trabalharará mais lentamente. Procure não abusar, mas, caso aconteça, no dia seguinte volte a seguir um plano alimentar de emagrecimento. Não é preciso ficar sem comer ou comer menos ainda. Uma dica boa é praticar exercícios físicos para que, assim, você ‘queime’ mais calorias. Comer apenas saladas e frutas poderá causar deficiência de nutrientes no seu corpo e, por mais que haja uma perda de peso rápida, ela não será duradoura nem saudável”.

O que fazer, afinal?

A dica para conseguir a boa forma é clássica: alimentação balanceada, com porções pequenas (até de alimentos integrais ou light) ao longo do dia e escolha correta de alimentos.

“Uma alimentação fracionada contribui muito para eliminação de peso. Não é preciso ter horários fixos, mas também não se deve ficar muitas horas sem comer. O ideal é não ultrapassar o intervalo de três horas entre uma refeição e outra”, diz Lilian.

Os exercícios também são muito bem vindos: “Apenas com a dieta, você perde peso, mas sem ganho de musculatura. Praticar exercícios é muito saudável, proporciona vários benefícios ao corpo, como um gasto calórico maior, o que colabora com o emagrecimento”.

Fonte: Tribuna da Bahia


Compartilhe:

Comentários: