Após uma avaliação técnica e econômica, Barreiras deve integrar o Consórcio de Saúde proposto pelo Estado

IMG_0246esse

A audiência foi realizada na SESAB com o Secretário Estadual de Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas

Dircom

Durante audiência na SESAB com o Secretário Estadual de Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, no final da tarde desta quinta-feira, 05, o prefeito de Barreiras Antonio Henrique, discutiu a formatação do Consórcio Inter Federativo de Saúde do Oeste da Bahia e enfatizou o compromisso do município em participar do modelo jurídico de consórcio proposto pelo Estado seguindo o exemplo do primeiro instalado pelo governador Rui Costa, em Teixeira de Freitas. A reunião contou ainda com a participação do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz e do deputado estadual Antônio Henrique Júnior.

“Temos um desafio de constituir um modelo de consórcio que atenda o interesse de todos os municípios, mas é preciso levar em conta a demanda natural pelos serviços de saúde de um municípioIMG_0258 polo como Barreiras, que em decorrência de sua condição estratégica não pode pagar a conta sozinho. Qualquer proposta precisa levar em conta a rede de atendimento já existente e a relação serviços prestados e recursos”, ressaltou o prefeito Antonio Henrique.

Na avaliação do prefeito, o novo modelo tem que garantir e considerar que Barreiras oferece diversos serviços na área da saúde para vários municípios da região Oeste, atendendo uma demanda cada vez mais crescente da região pactuada e de municípios de Goiás, Tocantins e Sul do Piauí situados nas fronteiras com a Bahia. A Rede de Saúde de Barreiras garante atendimento que vai de consultas a especialistas até cirurgias, exames de imagem como mamografias, tomografias, ressonâncias, RX, ultrassonografias além de cirurgias e exames mais complexos autorizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Barreiras, até mesmo o Hospital Municipal Eurico Dutra – HAMED unidade de pronto atendimento tem agravado sua rotina pelo demanda de emergência de baixa complexidade de municípios vizinhos.

Os dados também comprovam que, até mesmo a incidência dos casos de dengue de outros municípios, que buscam atendimento em Barreiras, quando acometidos pelos sintomas, impactam diretamente no índice de infestação de município que está controlado e abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

O secretário e técnicos da SESAB reafirmaram a importância da avaliação da proposta do consórcio regional do Oeste e o compromisso do governador para sua instalação em consonância com os municípios.

O prefeito de Barreiras garantiu que a proposta será avaliada tecnicamente pelo município antes da adesão, primando pela ampliação e melhoria dos serviços para a população de Barreiras em articulação com a região.

IMG_0281 1


Compartilhe:

Comentários: