14º
34º
Predomínio de Sol

Barreiras: Parceria da Secretaria de Saúde com a UFOB viabiliza Ambulatório de Nutrição no Emilly Raquel

  • O Centro Municipal de Saúde se destaca pelo atendimento humanizado

    Dircom

    O colorido nas paredes e os desenhos de frutas na sala do Ambulatório de Nutrição Materno Infantil, chamam a atenção de gestantes e crianças que passam diariamente pelo Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel.

    O atendimento nutricional que inclui avaliação para diagnosticar se o paciente está com desnutrição, obesidade, alguma alergia alimentar, constipação ou acompanhamento de doenças relacionadas a alimentação, faz parte do Projeto de Extensão da UFOB – Ambulatório de Nutrição Materno Infantil, através da parceria da Prefeitura de Barreiras com a Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB.

    O Emilly Raquel é a única unidade no município de Barreiras a ofertar esse atendimento diferenciado que acontece três vezes por semana e têm agradado os pais de crianças que procuram por atendimento médico diariamente, é o que explica a Coordenadora e Professora do curso de Nutrição, Myrtes Bezerra.

    “Realizamos o atendimento nutricional a partir do diagnóstico médico, em seguida é feita a terapia nutricional adequada às necessidades de cada um. O foco é trabalhar junto com as mães de forma geral sobre alimentos adequados para cada idade. Trabalhamos também com as gestantes no apoio e no incentivo ao aleitamento materno, a prevenção da obesidade é trabalhada de forma lúdica, por tanto, buscamos trabalhar aqui no Emilly Raquel uma atividade de orientação nutricional com prevenção de doenças e promoção da alimentação saudável”, explicou.

    O Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel vem se destacando também no atendimento aos pacientes, com pouco mais de um ano funcionando 24horas, cerca de 200 crianças passam por dia na unidade em busca de atendimento médico.

    A unidade conta com quatro médicos plantonistas (pediatras ou residentes em pediatria), 13 leitos de observação, ambulância própria, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêutico e nutricionistas. Conta ainda com uma farmácia própria, onde mais da maioria dos pacientes saem com os remédios em mãos.

    Dona Lavínia Teixeira que estava com sua filha, Larissa Teixeira de 13 anos em um dos leitos de observação, certificou a qualidade no atendimento. “Sempre que venho aqui sou bem atendida, antes de ir para qualquer hospital passo primeiro aqui no Emilly Raquel por causa da praticidade, rapidez no atendimento e em relação as minhas crianças, sempre que as medicam, elas melhoram. Esse ambiente acolhe não só o paciente como o acompanhante”, relatou.

    Para o Diretor Médico da unidade, Dr. Lancaster Deniz, esse diferencial no atendimento dá certo por causa da sintonia entre todos os profissionais que são capacitados para trabalhar no Centro de Atendimento Pediátrico.

    “O Centro de Saúde Emilly Raquel é um local em que as crianças são bem atendidas, é um espaço limpo, colorido, tem uma estrutura que consegue atender com qualidade os pacientes graves e funciona 24 horas com atendimento médico. Nossa equipe é entrosada no atendimento voltado para crianças, desde a portaria até na entrega do medicamento. Assim estamos conseguindo alcançar os objetivos da Secretaria de saúde que é de ofertar um atendimento diferenciado e humanizado a população”, afirmou Dr. Lancaster Deniz.


    • Compartilhe:

    Comentários: