Barreiras: Secretaria de Saúde abre a Semana Azul com palestra sobre o câncer de próstata e atendimento urológico

Dircom

Começou nesta segunda-feira, 19, as ações da Semana Azul, promovida pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades educativas e o atendimento médico acontecerão durante toda a semana na sede do Programa Idade Viva, em frente ao Parque Multiuso Dom Ricardo. Quem procurou o local nesta manhã, encontrou além da alegria dos membros do programa, o atendimento médico com urologista e orientação nutricional com ênfase no combate ao câncer de próstata.

O secretário de saúde, Anderson Vian, participou do primeiro dia de programação falando sobre os serviços que serão ofertados em novembro e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria em favor da saúde do homem.

“Esse é um mês para se lembrar do combate ao câncer de próstata que tem tirado tantas vidas. É o mês de se prevenir, de se reeducar, fazendo os procedimentos e exames que até então eram tabus no universo masculino. Pedimos também as mulheres que se preocupem com seus familiares e companheiros, incentivando a busca pelo atendimento”, destacou o secretário.

Segundo a enfermeira Ana Paula Miranda, que proferiu a palestra de abertura, é importante que os homens tenham mais atenção com a saúde, participando da campanha e procurando as unidades para fazer os acompanhamentos necessários, também durante outros períodos do ano.

“Depois que o paciente realiza a primeira consulta com o urologista, ele percebe que os procedimentos de avaliação da próstata são simples e tranquilos de se fazer. Temos que destacar que também existem outras doenças ou alterações que podem ser diagnosticadas, então é muito importante que os homens procurem as unidades de saúde”, disse Ana Paula.

Ainda existe timidez e preconceito por parte de uma parcela dos homens para realizar os exames preventivos.  Ao contrario disto, Albertino Conceição, de 47 anos, chegou cedo para consulta médica. “Fui atendido no posto de saúde do Bairro Bandeirantes, e me informaram sobre os atendimentos da Semana Azul. É a primeira vez que me consulto com essa finalidade, mas acho importante para minha saúde”, comentou.

 


Compartilhe:

Comentários: