Câncer de próstata atinge um em cada seis homens

Cura pode atingir 90% dos casos quando diagnosticada precocemente

A campanha “Novembro Azul” está relacionada com o mês de cuidados com a saúde do homem. Mas o câncer de próstata está diretamente relacionado com o mote da campanha.

O motivo é lógico: a doença atinge cerca de 7% dos homens no Brasil, sendo a principal neoplasia em casos entre os pacientes do sexo masculino.

O urologista do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, Francisco Pegoretto, explica que o principal desafio no diagnóstico da doença está relacionado com o preconceito masculino para a realização dos exames de rotina.

“Aspectos culturais, dos quais os homens sentem-se invulneráveis a doenças, desconhecimento e medo do exame de toque retal levam a retardo do diagnóstico. Acredita-se que apenas metade dos homens no Brasil fez exame de próstata nos últimos dois ou três anos”, revela Pegoretto.

O urologista explica que, pelo fato de a doença não apresentar sintomas, o exame de toque retal é essencial para diagnóstico. Esse exame é simples e realizado em 5 segundos, sem necessidade de nenhum preparo.

Deve-se recorrer aos demais procedimentos de investigação, como biópsia guiada por ultrassom e ressonância magnética nuclear, somente nos casos de suspeita clínica ou laboratorial de câncer de próstata.

“Nenhum centro de referência mundial usa exames de imagem para rastreamento populacional. Além disso, o exame de sangue, isoladamente, é imperfeito”, ressalta.

A dificuldade de identificação dos casos pode ser medida em números. No ano passado, enquanto foi realizado em torno de 16 milhões de consultas ginecológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o número de exames urológicos não ultrapassou a casa dos dois milhões. Em 2014, o câncer de próstata representou 28 % das neoplasias que acometeram os homens nos Estados Unidos.

Diagnóstico, fatores de risco e tratamento

Quando diagnosticado precocemente, 80 a 90 % dos casos são curados através de cirurgia, radioterapia ou braquiterapia, inclusive alguns casos podem ser apenas vigiados.

O risco do câncer de próstata aumenta em homens com mais de 50 anos. Outros fatores de risco estão relacionados com a hereditariedade, obesidade e a raça negra. A gordura da carne vermelha está relacionada ao aumento da incidência da doença e o tabagismo a sua maior agressividade.

Atividade física, controle alimentar, diminuição da gordura visceral abdominal podem prevenir a doença. A neoplasia pode ser diagnosticada por exame de sangue (PSA) e toque retal. O especialista reforça a necessidade da realização dos exames anualmente e em conjunto.

Fonte: Tribuna da Bahia


Compartilhe:

Comentários: