Centenas de pessoas caminham em alerta contra o câncer de mama em Barreiras

Dircom

Uma onda cor de rosa tomou conta da Avenida Clériston Andrade em Barreiras na tarde desta segunda-feira, 02. Centenas de pessoas participaram da abertura oficial da Campanha Outubro Rosa promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Além da secretária de saúde, Marisete Bastos, participaram da abertura da campanha, o Prefeito Zito Barbosa, Vereadores, profissionais da saúde, equipe da secretaria e sociedade civil, todos embalados pela apresentação e animação da Recicla Banda com a participação especial dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II.

Nesse mês de ativismo contra o câncer de mama, com o tema: Declare seu amor próprio, a secretaria irá promover várias atividades para marcar a luta contra a doença, chamara atenção para a importância dos exames de rotinas e o autoexame.

Símbolo mundial da campanha, laços rosa foram colocados nas principais rotatórias da cidade com o objetivo de chamar a atenção para essa doença silenciosa. Segundo dados fornecidos pelo Centro de Atendimento à Mulher, em 2016 foram realizadas 2.260 mamografias e até setembro desse ano, foram realizadas 1.598. Nesse período, 29 pacientes foram diagnosticadas com câncer de mama e iniciaram o tratamento.

São realizados por mês 160 consultas com o mastologista no Centro de Atendimento à Mulher – CAM e em média de 400 mamografias são realizadas por mês na Unidade de Saúde Leonídia Ayres. Um dos objetivos da campanha Outubro Rosa é de incrementar o atendimento de 540 ultrassons das mamas entre os dias 16 a 20 de outubro na Praça Landulfo Alves através da unidade móvel.

Para marcar a abertura da Campanha Outubro Rosa: Declare seu amor próprio, as fachadas de prédios públicos como o Palácio das Artes, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Saúde, Maternidade Municipal, Centro de Atendimento a Mulher – CAM, entre outros receberam uma iluminação especial alusiva ao Outubro Rosa.

“Estamos todos envolvidos nessa campanha, declarar seu amor próprio é incentivar às mulheres a se cuidarem, a realizarem os exames de rotina. O autoexame é de fundamental importância para o alerta contra essa doença, e durante todo esse mês todas as nossas unidades de saúde fará esse trabalho de conscientização e alerta”, destacou Marisete Bastos, Secretária de saúde.


Compartilhe:

Comentários: