Centro de Controle de Zoonoses intensifica combate ao mosquito Aedes Aegypti nos bairros de Barreiras

Dircom

Com o período de chuva se aproximando, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses está intensificando as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zica e chikungunya nos bairros de Barreiras.

A ação desenvolvida através do programa Saúde Humanizada, na manhã dessa sexta-feira, 10, no bairro Santa Luzia, envolveu cerca de 80 agentes que em mutirão recolheram lixos, possíveis criadores do mosquito, fizeram borrifação e promoveu ação educativa orientando os moradores de casa em casa.

Segundo o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, 87% dos focos são encontrados nas residências, assim, ele alerta para a importância da participação de cada morador no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

“Eliminar o mosquito é a melhor forma de prevenir, é importante os moradores cuidar do seu quintal, principalmente nesse período de chuva que já iniciou na nossa região. Sem água parada não terá mosquito e sem o mosquito não teremos dengue, zica e nem a chikungunya”, destacou Ubirajara Marques.

Até esse mês, Barreiras teve 338 casos suspeitos de dengue, 71 de chikungunya e 226 de zica. Atualmente o índice de infestação está 0,15%, considerado excelente, uma vez que o ideal é sempre abaixo de 1%.

Para o índice continuar abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde (1%), é importante cada morador tomar algumas atitudes, como: não deixar água parada em pneus fora de uso; não deixar a água parada nas calhas e sobre a laje das residências; não deixar as vasilhas com água parada, o ideal é que estejam sempre secas ou cobri-las com areia; as caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas; não descartar lixo em terrenos baldios e sempre que observar alguma situação (que o cidadão não possa resolver), avisar imediatamente ao Centro de Controle de Zoonoses para que medidas eficazes sejam tomadas.


Compartilhe:

Comentários: