De uma só vez, Prefeitura de Barreiras inaugura Unidade Básica de Saúde, Farmácia Cidadã e CAPS AD

Dircom

A comunidade barreirense foi contemplada, de uma vez só, com três importantes equipamentos públicos de saúde. Na tarde da última sexta-feira, 19, o prefeito Zito Barbosa e a secretária de saúde Marisete Bastos inauguraram a Farmácia Cidadã, a Unidade Básica de Saúde da Família XXVI e o primeiro Centro de Atenção Psicossocial para atendimento de álcool e outras drogas – CAPS AD, do Oeste da Bahia.

As conquistas foram celebradas com a presença da sociedade civil organizada, vereadores, secretários de governo e a vice-prefeita Karlúcia Macêdo. Todas as unidades ganharam estrutura completa, reforma dos prédios, mobiliário novo e climatização.

A Unidade Básica de Saúde da Família XXVI foi a primeira a ser inaugurada. Localizada no Centro, a expectativa é atender mais de 3.000 famílias e diminuir a demanda da Unidade Básica de Saúde Albert Sabin.

“Foi feita uma territorialização com a atenção básica e os agentes comunitários de saúde, Barreiras foi dividida em áreas onde existe a demanda de implantação de unidades de saúde. Aqui teremos um atendimento diferenciado e contamos com o apoio da equipe para desenvolver um trabalho de grande qualidade”, disse a secretária de saúde Marisete Bastos.

Na Farmácia Cidadã, pacientes terão acesso gratuito aos medicamentos e atendimento farmacêutico. “Serão oferecidos medicamentos de atenção básica para hipertensão, diabetes, analgésicos e anti-inflamatórios, além disso medicamentos controlados e insumos como seringas, lancetas e tiras de glicemia para dependentes de insulina”, explicou o coordenador Clécio Ribeiro.

Na Vila Rica, apresentações da Recicla Banda e do Quinteto da Escola Municipal Antoninho Sampaio deram o tom da festa que encerrou as inaugurações do dia. Barreiras ganhou o primeiro CAPS AD da região, que atuará no atendimento psicossocial de dependentes químicos e alcoólicos. “Iremos atender de segunda a sexta das 07h às 17h, o público a partir de 16 anos, oferecendo oficinas de música e construção de instrumentos, educação em saúde, artesanato, educação física entre outras”, informou Denny Samper, coordenadora municipal de saúde mental.

Presente em todas as cerimônias, o prefeito Zito Barbosa destacou o planejamento e os avanços obtidos nas diversas áreas da administração municipal. “Nos últimos 60 dias entregamos seis estruturas de saúde para melhor atender o povo de Barreiras, reformamos as unidades de saúde da Vila Rica e Barreirinhas, colocamos em pleno funcionamento a UPA do Santa Luzia e hoje mais três estruturas estão sendo entregues. Já fizemos mudanças importantes na infraestrutura com o programa Pavimenta Barreiras e transformamos a realidade das escolas do município, tudo isso com planejamento e responsabilidade no uso dos recursos públicos”, concluiu o prefeito.


Compartilhe:

Comentários: