Exames de Tracoma são realizados nas escolas municipais de Barreiras

Dircom
O secretário de Saúde de Barreiras, Tiê Araújo, acompanhou de perto os exames realizados para o controle e diagnóstico de Tracoma ocular nos estudantes da Escola Municipal Alcyvandro Luz I, na tarde da última terça-feira, 14.
Os exames fazem parte da campanha nacional de controle a doença, que inicia na forma de uma conjuntivite folicular. É uma doença oftálmica, que afeta acórnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica, que se entende por toda a conjuntiva, especialmente na parte superior dos olhos. É importante os pais ficarem atentos a alguns sintomas, como: olhos vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de areia e intolerância à luz.
A transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com Tracoma de uma pessoa para outra, de objetos contaminados, como lápis, borracha e caneta, de toalhas de rosto, banho, roupas de cama e lençóis.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, em 2016, 12.803 crianças realizaram o exame, destas, 377 estavam com a doença, foram medicadas e tratadas. O Secretário afirmou que para esse ano, serão atendidos 22.408 alunos da rede municipal de Barreiras.
“Todas as escolas receberão a equipe para realização do exame. É um procedimento rápido, executado por um profissional capacitado. Os casos positivos serão tratados com medicamento gratuito, disponibilizado pelo Ministério da Saúde”, disse Tiê Araújo.
De acordo com a enfermeira da VIEP, Carla Angélica, o Tracoma é causado pela bactéria Clamidiatracomatis, e as crianças são mais vulneráveis. “Os exames são realizados em crianças de 5 a 14 anos. O tratamento não é difícil, mas se não for diagnosticado e tratado, com o passar do tempo, pode prejudicar a visão. O exame é rápido e realizado de maneira que cause o mínimo desconforto possível para os pacientes”.


Compartilhe:

Comentários: