Febre Amarela: Mais de 24mil pessoas já foram vacinadas contra a doença em Barreiras

Dircom
Um surto da febre amarela vem causando preocupação por todo país, desde janeiro desse ano, e o município de Barreiras está com todas as unidades de saúde prontas para a imunização dos barreirenses. A febre amarela é transmitida por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti (em áreas urbanas) e o Haemagogus (em áreas rurais). O mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou animais contaminados e, então, passa a ser um vetor de transmissão.
De acordo com a coordenadora de imunização em Barreiras, Isabel dos Apóstolos, já foram vacinadas mais de 24 mil pessoas nas unidades de saúde distribuídas por toda cidade, além de instituições e empresas visitadas. Segundo ela, somente na Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, cerca de 700 pessoas foram imunizadas. Na última sexta-feira, 03, na empresa EMAPE, mais de 100 funcionários foram imunizados.
“Já aplicamos 24.046 doses contra a febre amarela por todo o município. Estamos vacinando também, funcionários das empresas, Instituições e Ongs de Barreiras. É importante que os interessados, agendem a ida da nossa equipe conforme nosso calendário. Na oportunidade fazemos a atualização do cartão de vacina dos funcionários das referidas empresas”, destacou Isabel dos Apóstolos.
Conforme dados do Ministério da Saúde, o último surto de febre amarela no Brasil ocorreu entre 2008 e 2009, quando 51 casos foram confirmados. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Tiê Araújo, as pessoas que ainda não tomaram a vacina, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas residências.
“Há vacina para todos, até o momento não há nenhum registro de febre amarela na nossa região e é preciso que aqueles que queiram tomar a vacina, procurarem a unidade mais próxima. Lembramos que essa vacina não é campanha, faz parte da grade do calendário de vacinação oficial”, disse Tiê.
Os fatores de risco são maiores para as pessoas que não tiveram a febre amarela ou que não se vacinaram contra a doença, podendo contrair ao viajarem para locais que seja área de risco, mesmo que não haja casos recentes reportados nestas regiões.


Compartilhe:

Comentários: