Formosa: Governo municipal faz mapeamento da cidade para identificar demandas da Saúde

Almerice Rodrigues

O diagnóstico está sendo feito. Para melhorar a Atenção Básica de Saúde, cujo objetivo principal é oferecer serviços e programas voltados para a prevenção e cuidado de rotina com a saúde, o governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no município de Formosa do Rio Preto a cartografia da cidade.

O referido mapeamento conduzido pela coordenadora da Atenção Básica, Gleicy Freitas, coleta dados dos moradores da cidade para identificar o número de família por bairros, o número de pessoas por residência e outras informações que permitirão saber quais as demandas por área. O cadastramento ou recadastramento dos cidadãos é executado pelos agentes comunitários de saúde que visitam casa a casa, com o apoio de estudantes do curso técnico de enfermagem.

“Um pedido recorrente é por postos de saúde. A cartografia irá nos dizer quais regiões comportam novas unidades e também mensuraremos concretamente a defasagem real relacionada ao número de agentes comunitários de saúde e de endemias no município”, explica Gleicy.

“O prefeito Termosires Neto já sinalizou que irá construir novas unidades básicas de saúde, pois a cidade cresceu e as existentes estão atendendo um número grande de pessoas. Essa pesquisa nos indicará a localização mais viável, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como o número mínimo de pessoas para serem atendidas”, enfatiza a secretária de Saúde, Thaíse Soares.

A primeira área cartografada está sendo a região do bairro Tamburiu (conhecido como Morada Nova). Após realizar todo o mapeamento da sede, a equipe fará o mesmo trabalho nas localidades rurais de Formosa.


Compartilhe:

Comentários: