Governo de São Desidério realiza Semana de Combate e Prevenção à Tuberculose

Ascom

A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante toda a semana (20 a 24)  algumas ações de intensificação de combate e prevenção à tuberculose, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de Março. O objetivo é dar visibilidade ao controle da doença, com ações de prevenção, tratamento e sensibilização da população.

Foram realizadas durante a semana; Salas de Espera, Atendimentos Individuais e Distribuição de Material Informativo sobre a doença nos PSF’s  Sítio Grande, do distrito e Sítio do Rio Grande, no Marcos Konish de Roda Velha de Cima, PSF Paulino Antônio do Carmo de Roda Velha de Baixo, além dos PSF’s Antônio Pereira da Rocha, Otacílio Jesuíno de Oliveira e  no Centro de Saúde Florentino Augusto de Souza da sede.

Sintomas – Os principais sintomas da tuberculose são, tosse seca ou produtiva por mais de duas semanas, febre ao entardecer, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

Para a coordenadora da Atenção Básica, estas ações são válidas, uma vez que as orientações servem de alerta para a população sobre os sintomas e tratamento. “É importante ficar atento aos sintomas, reforçando a importância do diagnóstico precoce e seguir o tratamento correto para evitar a tuberculose multirresistente”, explicou.


Compartilhe:

Comentários: