Instituto Evandro Chagas confirma primeira morte por zika no país

Vítima era um homem, portador de lúpus, que morava no Maranhão.
Morte foi em junho, mas diagnóstico só foi divulgado em novembro.

Aedes aegypti, que transmite dengue e chikungunya, também pode transmitir o zika vírus (Foto: CDC-GATHANY/PHANIE/AFP)O Instituto Evandro Chagas confirmou na manhã desta sexta-feira (27), durante coletiva na sede da instituição em Belém, o primeiro caso de morte por zika vírus, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, no Brasil. A vítima foi um homem que morava no estado do Maranhão. Segundo os especialistas, o paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika. O Instituto já notificou o Ministério da Saúde.

Atualmente, os casos de zika na região nordeste do país chamaram a atenção do Ministério da Saúde, pois muitas mulheres grávidas que contraíram a doença tiveram filhos com microcefalia.

De acordo com os especialistas em arbovirologia Pedro Fernando Vasconcelos, Suely Guerreiro Rodrigues e Socorro Azevedo, a morte ocorreu em junho de 2015 e a amostra chegou ao instituto, que é referência nacional em febres hemorrágicas, no mês de julho. O diagnóstico só foi divulgado agora devido a dificuldade de isolar o vírus do sangue para chegar a uma conclusão.

Vírus da zika
Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Belém informam que em 2015 já foram notificados 247 casos de zika vírus e em 26 o diagnóstico foi confirmado na capital paraense.

Três pessoas de uma mesma família apresentaram sintomas do zika vírus. Além dessa família, na mesma rua em que eles moram, no conjunto Cordeiro de Farias, no bairro do Tapanã, dois vizinhos apresentam os mesmos sintomas de febre e dores pelo corpo.

A doença é transmitida pela picada dos mosquitos da família “aedes”, a mesa que transmite dengue e a febre chikungunya. A prevenção é evitar lixo acumulado e não deixar água parada como criadouro de mosquitos.

Fonte: G1


Compartilhe:

Comentários: