Laboratório já tem lotes de vacina contra dengue para pronta entrega

Sanofi aguarda acordo registro de preços e liberação da importação.
Vacina não combate vírus Chikungunya e Zika.

A indústria farmacêutica francesa Sanofi, divisão da Sanofi Pasteur, já tem doses da vacina contra a dengue para ser comercializada. A “Dengvaxia” teve seu registro aprovado nesta segunda-feira (28) pela Anvisa, mas ainda espera a registro de preço e liberação da importação para ser disponibilizada. Antes do Brasil, a vacina já tinha sido aprovada no México e nas Filipinas no início deste mês.

“A Sanofi construiu uma fábrica na França que está produzindo lotes industriais. A demora para a produção de uma vacina é de dois anos, mas a Sanofi já produziu um número bastante grande de doses para comercializar e entregar aos governos que decidirem fazerem programas amplos de vacinação”, diz Lucia Bricks, médica diretora da Sanofi.

Veja perguntas e respostas sobre essa vacina:

Como funciona?
Trata-se de uma vacina recombinante com vírus vivo atenuado. Ela contém as capinhas dos quatro vírus da dengue e, no miolo de cada capinha, material genético do vírus da vacina da febre amarela, cuja função é fazer a replicação desse vírus atenuado. É como se fossem quatro ovos Kinder, cada um com uma capinha e o mesmo núcleo. São essas capinhas, que são proteínas do vírus, que estimulam o corpo produzir anticorpos e se preparar para combater o vírus real quando ele chegar.

Qual a sua eficácia?
Segundo Lucia Bricks, a vacina tem 66% de proteção contra qualquer forma de dengue. Nos casos de maior gravidade a proteção é de 93%. E a redução de hospitalização é de 80%. A proteção em pessoas que já foram infectadas pelo vírus da dengue supera 80% e para os que nunca foram infectados a proteção é superior a 50%.

A partir de quando a vacina dá imunidade?
13 meses depois da primeira dose. São três doses. Mas ainda não se sabe quanto tempo vai durar a proteção. Isso só será possível com o acompanhamento da vacina na prática. A população vacinada nos testes clínicos já foi acompanhada por quatro anos e será por mais um ano.

Qual o público alvo prioritário?
De 9 a 45 anos.

Por que há limitação de eficácia por idade?
Porque foi observada nos estudos clínicos uma maior proteção nessa faixa etária, que também é muito atingida pela dengue, e uma proteção mais baixa em crianças menores de 9 anos.

Quem não deve tomar?
Grávidas e pessoas com imunidade comprometida, como aqueles que têm câncer e AIDS. Por preocupação, indivíduos com febre ou que estejam tomando outra vacina devem adiar essa vacina contra a dengue.

Como ela é aplicada? Ocorreram eventos adversos importantes?
Por injeção subcutânea, em três doses, a cada seis meses. Houve reações localizadas na pele.

Quanto tempo dura a proteção?
A proteção se inicia um mês depois da primeira dose, mas só será completa um mês após a terceira dose.

Quanto custará?
O preço teto ainda deve ser definido pela Câmara Medicamentos, o que pode levar mais de 90 dias, segundo Ivo Bucaresky, presidente-interino da Anvisa.

Será disponibilizada pelo SUS?
Ainda não se sabe. A decisão de fornecê-la no Sistema Único de Saúde será do Ministério da Saúde, que levará em conta fatores como a relação entre custo, efetividade e impacto orçamentário.

Ela é a solução contra a dengue?
Não, é apenas mais uma arma de combate à doença e não significa que eliminará o problema. O combate ao vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, tem de continuar. Uma outra alternativa de vacina, de dose única e muito mais barata, está em testes no Instituto Butantan, em parceria com o NIH dos Estados Unidos. No mês passado recebeu sinal verde da Anvisa para o início da fase 3 das pesquisas. Também a Fiocruz pesquisa uma vacina.

Fonte: G1/Bem Estar

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/12/laboratorio-ja-tem-lotes-de-vacina-contra-dengue-para-pronta-entrega.html


Compartilhe:

Comentários: