Médicos cubanos que atendem nas unidades de saúde de Formosa estão de férias

Almerice Rodrigues
Os médicos cubanos do Programa Mais Médicos que atendem nas Unidades de Saúde da Família (USF) Osvaldo Barbosa, Alzira Lisboa e Sady Carnot, em Formosa do Rio Preto, já viajaram para as férias em Cuba por trinta dias, como ocorre todos os anos. As consultas médicas nesses postos estão mantidas, mas em quantidade reduzida até o retorno desses profissionais.
“Esse é um procedimento habitual que faz parte dos critérios do acordo de cooperação entre Cuba e Brasil – Opas/Ministério da Saúde. A comunidade já sabe que isso acontece anualmente, mesmo assim, pedimos a compreensão de todos e reforçamos que os demais serviços dessas unidades de saúde continuam mantidos”, esclarece a Secretária Municipal da Saúde, Thaíse Santos.
Secretaria da Saúde e equipes das USF prontas para acolher as demandas
A administração municipal de Formosa do Rio Preto trabalha para que tudo transcorra com o menor impacto possível para a população, assim como foi feito em 2017. Neste sentido, a atuação da Secretaria Municipal da Saúde e das equipes das USF é voltada para atender a demanda da comunidade.
Vale lembrar que há em cada um desses postos de saúde outro médico que reforça o atendimento uma ou duas vezes por semana e que continuam realizando as consultas. Nesta terça-feira (06/11), quem atendeu os pacientes do Osvaldo Barbosa foi a Dra. Ivana e os pacientes do Alzira Lisboa, o Dr. Müller. Os casos urgentes são encaminhados para o Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago.
O Programa Mais Médicos é mantido pelo governo federal, através do Ministério da Saúde, que é quem define o cronograma de férias dos médicos cubanos e não prevê a substituição dos mesmos nesse período.


Compartilhe:

Comentários: