Novembro Azul: No último dia de Campanha, homens participam de diversas dinâmicas ofertadas nas Unidades de Saúde em Barreiras

No último dia da Campanha “Novembro Azul: Dê um toque de atenção na sua saúde”, as unidades de saúde de Barreiras voltaram às orientações sobre o câncer de próstata, para o alerta da importância do cuidado com a saúde do homem.

A Unidade de Saúde Jaime Dias Lima ofertou nessa quinta-feira, 30, uma manhã de muito conhecimento para mais de 80 homens, que aproveitaram e realizaram consulta médica, testes rápidos de glicemia, aferição da pressão arterial e antes do café da manhã reforçado, os pacientes se atentaram para a palestra sobre a prevenção do câncer de próstata.

Já na Unidade de Saúde, Martina Clara Batista Máximo, que atende os PSF XX, XXI e o XXII em Barreirinhas, o ritmo foi de muita música no atendimento aos mais de 90 pacientes que participaram de uma manhã divertida, com sorteio de prêmios e bastante interação na palestra sobre as consequências do Câncer de Próstata.

Seu José Renato, 59 anos, relatou a importância de se cuidar. “Temos que prevenir sempre, hoje solicitei alguns exames para avaliar minha saúde, e esse acolhimento tão especial, nos faz retornar ao médico com mais frequência”, disse.

Durante todo mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou muitos momentos de informações e acolhimento em todas as unidades de saúde do município. Mais de 200 exames foram ofertados na especialidade de Urologia, somente esse mês, 15 cirurgias de câncer de próstata foram feitas e mais de 400 exames de PSA foram realizados.

“Essas ações que estamos realizando desde o início do ano, fortalece uma saúde mais humanizada para o nosso munícipio. No mês de novembro a presença da população masculina dobrou nas unidades de saúde e essa mobilização contribui para alertar a todos do cuidado que se deve ter com a saúde, durante todo ano. Um dos objetivos agora é continuar com o processo de busca ativa e alertar envolvendo os cuidados com diagnóstico e prevenção dessa doença que devem persistir o tempo todo”, destacou a Secretária de Saúde, Marisete Bastos.


Compartilhe:

Comentários: