OMS eleva pressão sobre Hollywood contra exibição de cigarro em filmes

Médicos pedem classificação etária para produções com imagem de tabaco.
Países demoram a implementar medidas prometidas, sugere relatório.

A atriz Uma Thurman, em sessão de fotos para promoção do filme Pulp Fiction' (Foto: Miramax/divulgação)

A atriz Uma Thurman, em sessão de fotos para promoção do filme Pulp Fiction’ (Foto: Miramax/divulgação)

A OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou hoje seu terceiro relatório sobre a exibição de cenas com cigarro em filmes de grande audiência. Campanha contra a glamourização cinematográfica do tabaco registrou avanços desde 2009, mas documento diz que “é preciso avançar mais”.

Um dos focos principais da OMS agora é a indústria do cinema dos EUA, que mostra fumo em 36% dos filmes liberados para menores de 18 anos. Os dados mais recentes, que contabilizaram as produções de Hollywood em 2014, indicam que 44% de todos os filmes exibem consumo de tabaco.

O departamento federal de saúde dos EUA estima que os filmes estejam ajudando a recrutar 6 milhões de fumantes jovens por ano no país, dos quais 2 milhões terão morte por males relacionados ao fumo no futuro.

“Com restrições cada vez mais rígidas contra publicidade do tabaco, os filmes continuam sendo um dos últimos canais para expor milhões de adolescentes a imagens de fumo sem restrições”, afirmou em comunicado Douglas Bettcher, diretor do Departamento de Prevenção de Doenças Não-Comunicáveis da OMS.

América Latina
A presença constante do fumo em Hollywood, porém, não prejudica apenas os EUA. Segundo o novo relatório, ela afeta particularmente a América Latina, onde cerca de 80% dos campeões de bilheteria ainda são filmes americanos.

“Dos filmes mais vistos ao todo que continham uso de tabaco 76%deles foram classificados como livres para jovens no Brasil, 75% o foram na Argentina e 87% no México”, afirma o novo relatório. “Isso é significativamente mais do que nos EUA, onde 62% dos filmes contendo tabaco foram liberados para a juventude.”

No último relatório, a OMS também pede aos países signatários da FCTC (Convenção-Quadro sobre Controle do Tabaco) que passem a vetar subsídios públicos a filmes que exibam consumo de cigarro. Filmes nas listas dos mais vistos receberam incentivos públicos no Canadá, EUA e vários países da Europa.

Um dos exemplos de progresso citados no relatório é a Índia, que implementou regras sobre imagens de tabaco e exibição de marcas em filmes nacionais e importados. A China, afirma a OMS, proibiu a exibição de filmes com imagens de fumo “em excesso”. “Mas é preciso e é possível fazer mais”, afirma a organização.

Fonte: G1 / Bem Estar

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/02/oms-eleva-pressao-sobre-hollywood-contra-exibicao-de-cigarro-em-filmes.html


Compartilhe:

Comentários: