Outubro Rosa: Unidade de Saúde da Família Martina Clara desenvolve atividades em prevenção ao câncer de mama

Dircom

Diversas unidades de saúde de Barreiras estão realizando ao longo do mês de outubro, ações de prevenção ao câncer de mama. Nessa segunda-feira (22) as orientações em alusão ao Outubro Rosa foram na Unidade da Família Martina Clara Batista Máximo XX, XXI e XXII, que atende às famílias dos bairros de Barreirinhas, São Pedro e Bela Vista. As ações têm como objetivo mobilizar o público feminino sobre a importância do exame preventivo do câncer de mama.

Com o ambiente decorado com o símbolo de combate ao câncer de mama, a unidade está preparada para receber até a próxima quinta-feira (25) nos turnos matutino e vespertino cerca de 100 mulheres que serão alcanças de forma direta com informações relevantes ao tema. Além das orientações sobre o câncer de mama, as mulheres são orientadas de como fazer o autoexame, também sobre o câncer do colo de útero, além de realização de coleta de preventivos e solicitação de mamografias, quando necessário.

“A campanha Outubro Rosa teve início com o primeiro Workshop de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia promovido pela Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e desde a semana passada as unidades de saúde estão desenvolvendo atividades com o tema Outubro Rosa.  Buscamos com essas ações, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção”, explicou Alzira Araújo, coordenadora da unidade.

Quezia da Silva mora em Barreirinhas, participou da palestra acompanhada de sua mãe Darilene Silva e relatou a importância de se cuidar. “Primeira vez que participo de uma reunião que aborda o tema câncer de mama, sou jovem e percebo que se cuidar ainda é a melhor forma de se conhecer. Hoje aprendi, junto com minha mãe a realizar o autoexame, aproveitei e fiz o exame ginecológico”, disse.

As palestras são realizadas na sala de espera e para fazer exames como preventivo e outros serviços ofertados na unidade, é necessário levar documentos pessoais e cartão do SUS.


Compartilhe:

Comentários: