Parceria entre Prefeitura e UFOB contribui na qualidade do atendimento da saúde na UPA em Barreiras

Dircom

Funcionando há um mês em Barreiras, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA tem a capacidade para receber diariamente mais de 250 pacientes. Contando com uma equipe médica profissional na área de urgência e emergência, os pacientes de Barreiras e região que procuram pelos atendimentos na UPA passam a contar também com o apoio dos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB.

A parceria firmada entre a Prefeitura de Barreira, através da Secretaria de Saúde com a Universidade garante a oportunidade para os acadêmicos do 8º e 9º período colocar em prática toda teoria aprendida em sala de aula. De acordo com o diretor médico Dr. Lancaster Diniz, essa parceria tem como objetivo contribuir de maneira importante na formação dos acadêmicos de medicina da UFOB, qualificando futuros profissionais que atuarão na urgência e emergência.

“Essa é uma oportunidade também da comunidade participar da formação dos futuros médicos da nossa região, os acadêmicos são acompanhados constantemente com os médicos plantonistas e na UPA eles atendem a nível profissional. A Prefeitura firmou essa parceria justamente para elevar a qualidade do serviço prestado à comunidade diariamente”, destacou Dr. Lancaster.

Além da UPA, os estágios curricular de internato também acontecem no Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel durante 24h, todos os dias da semana. Para a acadêmica Marina Malheiro Cruz do 8º período, essa é uma grande oportunidade de aprimorar os conhecimentos obtidos em sala de aula.

“É fundamental essa nossa interação com a atividade prática e a população pode confiar plenamente em nossa capacidade profissional, afinal todo médico passa por essa fase em sua formação. Estamos aqui para somar, atender de forma eficiente e com qualidade a todos que procurarem por atendimento nestas unidades de saúde. É no internato que vivenciamos a teoria na prática, temos a parceria integral dos médicos plantonista, sempre nos supervisionando”, ressaltou.

Um mês de UPA – Situada na Avenida José Bonifácio, nº 1.027, no bairro São Miguel, a Unidade comemora nessa quinta-feira (1º), um mês de funcionamento. Durante esses 30 dias de portas abertas, a UPA 24h já fez mais de 3.400 atendimentos.

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as unidades de urgências hospitalares, cujo objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidas na UPA, sejam encaminhadas para as unidades hospitalares.

Além dos atendimentos clínicos, na UPA também é oferecido serviços como Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.


Compartilhe:

Comentários: