População de Baianópolis implanta equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família

WhatsApp-Image-20160714 (2)

Ascom/PM

Estão sendo introduzidas na rotina das Equipes Saúde da Família (ESF) apresentação das competências de cada profissional na equipe e conhecimento e criação de grupos de acompanhamento, como grupo de gestantes e idosos, por exemplo. No dia 12 de julho no PSF do Mario Borges, a participação das gestantes foi fundamental para o sucesso do encontro, onde foi feita uma explanação por cada membro da equipe e pela coordenadora da Atenção Básica, Iza Michelle Paiva. Segundo a coordenadora é de fundamental importância iniciar o pré natal precocemente, os exames e acompanhamentos necessários. “Elas são orientadas sobre os direitos sociais da gestante, de alguns mitos envolvendo a gestação e deixando espaço para um diálogo no grupo, recebemos também sugestões de temas que serão abordados nas próximas reuniões”, explicou Iza.

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das ESF, não possuindo unidade física, realizando rodízio entre as Unidades Básicas de Saúde do município

O NASF trabalha na lógica do apoio matricial as equipes responsáveis pelo cuidado de determinado território. São exemplos de ações de apoio matricial: discussão de casos, atendimentos compartilhados (NASF + ESF vinculada), atendimentos individuais do profissional do NASF precedida ou seguida de discussão com a ESF, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes e etc. Essa equipe é composta por dois fisioterapeutas, 01 nutricionista, 01 psicólogo, 01 educador físico, 01 assistente social e 01 farmacêutico.

WhatsApp-Image-20160714 (3)

   


Compartilhe:

Comentários: