Prefeitura de Barreiras intensifica melhorias no atendimento da saúde

Dircom

Com a entrada em funcionamento de todas as unidades de saúde da rede municipal, a marcação de procedimentos que ocasionavam grandes filas na Central de Regulação diminuirá significativamente. Cerca de 67 servidores participaram do treinamento para a rede de marcação de exames em Barreiras. A capacitação aconteceu na Central de Regulação e contou com instruções adequadas a serem cumpridas nas Unidades de Saúde.

Atualmente o município conta com 25 Unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, dessas apenas a Unidade de Dr. José Batista do Amaral que fica no bairro Arboreto II está em fase final de composição de equipamentos e será entregue em breve aos moradores. A Secretaria de Saúde também conta com 12 Unidades Básicas de Saúde distribuídas na zona urbana e rural, dessas, as UBS dos bairros São Francisco e Barreiras Sul, estão passando por reparos estruturais.

Conforme o Secretário de Saúde de Barreiras, o objetivo é atender toda a população com qualidade e respeito. “Encontramos no inicio do ano um setor de saúde fragilizado nesses ambientes de atendimento, muitas Unidades de Saúde foram inauguradas sem nenhuma condição estrutural para receber a população. Estamos fazendo os devidos reparos, e vamos entregar o mais rápido possível essas 03 unidades para os moradores dos bairros: Barreiras Sul, São Francisco e Arboreto II”, disse Tiê Araújo.

Com atendimento voltado para os cerca de 160 mil habitantes de Barreiras e de outros municípios próximos, nos três primeiros meses deste ano, o Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel, atendeu 6.544 crianças, um acréscimo de 3.608 atendimentos comparado com os 2.936 dos últimos três meses de 2016. Somados os dados de abril, totalizam 9.594 atendimentos.

O Hospital Eurico Dutra também é referência no atendimento 24 horas. O hospital atende toda região Oeste nas especialidades de pronto socorro, pequenas cirurgias (emergência e suturas), clínica geral, internação, clínica médica, consulta ortopédica, raio X, bem como cirurgias eletivas e ortopédicas.

Desde o inicio do atual governo o atendimento no Eurico Dutra vem aumentando a cada mês. Em janeiro o Hospital atendeu 4.515 pessoas, já no mês de fevereiro esses números aumentaram para 4.847, chegando no mês de março com um fechamento de 6.751 atendimentos.

O Secretário destacou a importância dessas unidades para Barreiras e região. “O Hospital Eurico Dutra e o Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel são referências regional. A demanda diária é grande e a determinação do prefeito Zito Barbosa, é que nossa população seja atendida com qualidade e respeito”, enfatizou Tiê.

No inicio do ano o Eurico Dutra tinha apenas um médico plantonista, esse número aumentou para 03 por dia, e no Emilly Raquel tinha apenas 01 plantonista a cada 12 horas e, hoje há 02 a cada 12 horas. Os profissionais de saúde estão atendendo a população diariamente, seja nas unidades de atendimento 24 horas, como nos PSFs dos bairros de Barreiras.


Compartilhe:

Comentários: