Prefeitura de Barreiras realiza o primeiro Workshop de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia para enfermeiros e médicos da Atenção Básica

O evento fez parte da abertura oficial do Outubro Rosa no município.

Dircom 

A abertura oficial da Campanha Outubro Rosa em Barreiras aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 05, no auditório da Prefeitura no antigo shopping, através do primeiro Workshop de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia promovido pela Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Atendimento à Mulher – CAM.

Com o objetivo de promover o aperfeiçoamento e atualização dos profissionais que atuam na área da atenção básica, as informações foram voltadas para otimização da qualidade do serviço ofertado às mulheres no nível primário de saúde, evitando agravos a esse público tão especial. O primeiro Workshop de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia contou com a presença do Prefeito Zito Barbosa, da secretária municipal de saúde, Marisete Bastos, da coordenadora administrativa do CAM, Lidiana Borges, da coordenadora municipal da Atenção Básica, Mônica Valéria, dos 15 médicos que atuam no atendimento à mulher no CAM e enfermeiros que compõem o quadro da Atenção Básica de Barreiras.

Essa capacitação de serviços especializados em ginecologia, obstetrícia e mastologia, acontece entre os dias 05 e 06, e envolve fundamentação teórica e aulas práticas de coleta de preventivo. Para o prefeito Zito Barbosa, esses momentos são oportunos para troca de conhecimento e para o alerta do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

“Parabenizo toda equipe de médicos, enfermeiros e a coordenação do Centro de Atendimento à Mulher pela iniciativa de promover esse evento de modo especial voltado para às mulheres, principalmente na prevenção contra o Câncer de Mama. É através dessas ações que vamos consolidando uma saúde mais humanizada no nosso município, temos muito ainda para avançar, principalmente na Atenção Básica, nosso objetivo é aumentar a abrangência dos atendimentos em todo município, principalmente na zona rural”, destacou o prefeito.

Nesse mês da Campanha do Outubro Rosa, o município irá disponibilizar 500 exames de ultrassom de mama, cerca de 900 mamografias e 150 consultas ao mastologista. Os atendimentos na Unidade Móvel iniciam na segunda-feira, 15, na sede do Programa Idade Viva. No local ainda serão oferecidos orientação nutricional, atendimento com profissionais de fisioterapia e enfermagem.

De acordo com a secretária municipal de saúde, em 2017, foram confirmados 17 casos de câncer de mama em Barreiras, dos quais, três foram identificados durante a campanha do Outubro Rosa. Em 2018, até o momento já foram confirmados 28 casos.

“Esses dados refletem o trabalho de busca ativa dos casos suspeitos, celeridade no diagnóstico e o mais importante, a possibilidade de iniciar o tratamento o quanto antes. Esse workshop é de suma importância no processo de melhoria contínua nos serviços públicos de saúde, não só para capacitar profissionais, mas no sentindo da troca de experiências e informações exitosas no âmbito do SUS”, destacou Marisete Bastos.

Durante a campanha do Outubro Rosa em 2017, foram realizados 234 ultrassons de mama e 324 mamografias. Presente no evento como médico obstetra convidado, Dr. Peres Barreto também foi um dos palestrantes nessa tarde de sexta-feira, com a palestra “Rotina de Pré-Natal de Alto Risco” e destacou a importância do evento.

“Agradeço à gestão do município de Barreiras pela iniciativa, por proporcionar esse evento tão importante entre a rede básica com os médicos da atenção básica de saúde, momento oportuno para levar conhecimento e trocar informações para que possamos dar melhor assistência pré-natal e ginecológica a mulher. A temática do Outubro Rosa é muito importante, hoje o câncer de mama é uma das doenças que mais mata, e sempre nesse mês fazemos essas reflexões no intuito de alertar a importância da mamografia, autoexame e cuidados preventivos para a mulher”, finalizou Peres.


Compartilhe:

Comentários: