Prefeitura de Barreiras, UFOB e SESC se unem em ação de saúde, na Praça Castro Alves

Dircom

Jovens e adultos que passaram pela Praça Castro Alves puderam conferir a ação de saúde, realizada no sábado, 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS.  Prefeitura de Barreiras, SESC e UFOB se uniram e ofereceram atividades educativas, kits de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, materiais informativos, testes de glicemia, além de aferição da pressão arterial.

O CTA/SAE Edgard Pita, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, trouxe sua equipe para conscientizar sobre a luta e diagnóstico do HIV, vírus causador da AIDS. “Temos um bom movimento de atendimento todos os dias na sede do Centro de Testagem, mas é importante trazer essas ações aos espaços públicos para mobilizar e conscientizar. Esse ano, foram mais de 100 novos casos diagnosticados”, disse Dalton Soares, coordenador do CTA.

A professora Rosangela Ferreira, de 56 anos, passava pelo local quando decidiu saber mais sobre diabetes e os riscos da pressão alta. “Ano passado eu fiz o teste rápido de HIV, agora passei por aqui e os alunos da UFOB me trouxeram para medir a glicemia e aferir pressão, é muito bom porque nem sempre podemos ir até a unidade de saúde realizar esses procedimentos”, destacou a professora.

A secretária municipal de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, acompanhou a programação da Prefeitura, além da feira de saúde da UFOB e destacou a importância do uso do espaço público em ações de saúde. “A gestão vem dando um novo significado aos espaços públicos, e principalmente, levando à comunidade ações que unem saúde, cultura e cidadania. São iniciativas positivas que não podemos deixar de dar suporte”, comentou Gislaine.

Quem perdeu a programação do Dia Mundial de Luta contra a AIDS e tem interesse em fazer o teste rápido para HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, pode procurar o CTA/SAE, que funciona junto ao Leonídia Ayres.  O atendimento gratuito é sigiloso e feito das 07:30 às 11:30h e das 13:30 às 17:30h.


Compartilhe:

Comentários: