Prefeitura de Brejolândia promove conferência para construção do plano municipal de saúde

Jayme Modesto

Com a finalidade de construir o Plano Municipal de Saúde, a Prefeitura de Brejoândia realizou no dia 31 de julho, a Conferência Municipal em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Referência e Assistência Social, Janice Teles da Rocha, na sedo do município e abordou o tema: “SUS patrimônio do povo brasileiro”, ministrado pelo palestrante Kauê Soledares Santos.

O objetivo também foi oferecer maior divulgação à população sobre a elaboração do Plano que tem participação de todos os setores da sociedade, desde usuários do SUS até profissionais que trabalham diretamente com a Saúde. As diretrizes, propostas e moções aprovadas nesta IV Conferência têm abrangência municipal.

“Essa conferência tem como objetivo fazermos um amplo levantamento das demandas, objetivando a conclusão do Plano Municipal de Saúde, envolvendo o maior número de pessoas possível, criando assim diretrizes para a construção do nosso Plano de Saúde”, disse a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eronita Branco.

Conforme o secretário de Saúde de Brejolândia, Charles Pereira, o Plano Municipal de Saúde direciona o Município sobre as ações a serem realizadas nos próximos quatro anos, sempre os três últimos anos de uma gestão e o primeiro da próxima administração.

“O Plano informa aos gestores como será o investimento e onde serão aplicados os recursos da Saúde. Através do documento, há diagnóstico de como está o município e no que devem ser injetados recursos financeiros. Por meio dele, também é possível prever a média do quanto será necessário investir no período. O novo Plano Municipal de Saúde deve vigorar do início do ano de 2018 ao final de 2021”, afirmou o secretário.

A abertura da Conferência Municipal foi às 09 horas com a presença de um grande público, por motivo de viagem o prefeito Gilmar Ribeiro (Mazim), foi representado pelo chefe de gabinete Adailton Alves de Castro. Na oportunidade, oito eixos foram debatidos, grupos de trabalhos foram formados e por último a plenária para eleger e homologar a delegação para apresentação na conferência Estadual de Saúde.

Marcaram presença no evento o ex-prefeito de Santana Francisco de Assis Cunha, o presidente da Câmara de Brejolândia José Alves de Castro, os vereadores João Batista, Joseândia e Eva Terezinha.


Compartilhe:

Comentários: