Rir aumenta a tolerância à dor e a resistência a doenças infecciosas

Besterologistas aumentam empatia entre médicos e pacientes.
Crianças visitadas pelos Doutores da Alegria comem melhor.

dddd

O Bem Estar desta sexta-feira (20) explicou como a risada pode ajudar no tratamento de doenças. Para falar no assunto, o programa recebeu os besterologista do Doutores da Alegria e nosso consultor, o psiquiatra  Daniel Barros.

O trabalho dos besterologistas têm impacto positivo na rotina dos pacientes em tratamento, dos profissionais e serviços de saúde. Eles ajudam a criar empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro) e melhoram a condição clínica.

Dos profissionais que têm contato com os palhaços, 95% afirmam passar a olhar os pacientes como crianças, ou seja, o trabalho muda a percepção dos médicos e outros profissionais de saúde, que criam maior empatia com os pacientes.

Já as crianças visitadas pelos Doutores da Alegria recordam dos palhaços e das brincadeiras, comem melhor, movimentam-se mais, sentem-se mais à vontade com as abordagens dos profissionais de saúde e apresentam melhora clínica, o que mostra um estudo qualitativo feito com profissionais de saúde.

O que o palhaço ensina

Empatia – palhaços improvisam e interagem com o público, para isso é preciso estar aberto para ver o outro e se colocar no lugar do outro.

Dar a volta por cima – palhaços aprendem a cair, perder e rir. Palhaços sabem encontrar novas possibilidades quando algo dá errado.

Brincar e jogar – a pior coisa que existe na vida é achar que a brincadeira acabou. Palhaços brincam e jogam como a gente fazia quando era criança, sem se preocupar com ganhar ou perder, mas sim com a permanência do jogo.

Anatomia da risada

– Situação engraçada
– Lobo temporal e frontal avaliam a linguagem e seus significados, identificando o conteúdo humorístico
– A região límbica, que sinaliza as emoções, é ativada, identificando emoções positivas, com mais ou menos intensidade, dependendo do estímulo
– O córtex motor é acionado e a risada é liberada com uma expulsão de ar e expressões e movimentos corporais específicos.

Quem ri tem: maior tolerância à dor, melhor resistência às doenças infecciosas, mais recursos para resolver problemas, para pensar fora da caixa, alívio dos pensamentos depressivos e ansiosos e menos estresse.

Em 24 anos de existência a ONG Doutores da Alegria já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.  Todo o trabalho é voluntário, mas os palhaços são profissionais que estudam para isso e remunerados com o apoio de doações de pessoas jurídicas e físicas. Mantém uma escola para formação de palhaços profissionais. Quem quiser e puder ajudar, entre no site da ONG clicando aqui.

Fonte: G1/Bem Estar


Compartilhe:

Comentários: