São Desidério tem 100% de equipes e cobertura da estratégia de saúde da família segundo o Ministério da Saúde

Foto: Ascom

Jackeline Bispo

A Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde em outubro de 2017 mostra que o município de São Desidério dispõe de 100% de equipes e cobertura da estratégia de saúde da família, o que significa que os trabalhos e ações organizados e executados pela Secretaria Municipal de Saúde chegam a toda população.

Com mais de 33 mil habitantes distribuídos na sede, nos dois distritos e nas mais de 125 comunidades rurais, São Desidério atingiu esse índice por meio da Atenção Básica com o trabalho desenvolvido nos Postos de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Satélites de Saúde (USS) e no Centro de Saúde. As informações são atualizadas mensalmente por meio dos sistemas de informação e obtidas diariamente na base de dados dos programas.

“Mesmo sendo avaliados com cobertura de 100%, ainda serão construídas quatro postos de estratégias de saúde da família e três unidades satélites. Desde dezembro de 2017, com o projeto elaborado pela Secretaria de Saúde, conseguimos também o credenciamento para a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o que vai ampliar os serviços e realizar trabalhos de educação permanente”, revela a coordenadora da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues.

A Nota Técnica avalia serviços e programas como o Brasil Sorridente, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade, Programa Saúde na Escola, Acompanhamento das Condicionantes do Programa Bolsa Família dentre outros.


Compartilhe:

Comentários: