Saúde: Bom Jesus da Lapa obtém destaque no Encontro Estadual da Atenção Básica da Bahia

MURILLO CAMPOS

Na última semana, aconteceu em Salvador o encontro estadual para fortalecimento da atenção básica na Bahia. O evento reuniu vários gestores do estado para um amplo debate sobre a atenção básica no estado.

A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção no segmento da saúde. É um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde dos âmbitos coletivos.

O trabalho da Atenção Básica consiste nos procedimentos realizados nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), onde em Bom Jesus da Lapa, tanto na sede quanto no interior do Município, várias foram inauguradas nesta gestão.

O Encontro estadual da atenção básica reuniu 417 municípios de todo estado, com uma média de mil participantes, incluindo secretários de saúde, gestores e coordenadores. Bom Jesus da Lapa esteve representada por Mariana Malheiros, diretora da atenção básica no município. A gestão municipal foi convidada pelo coordenador estadual para apresentar uma experiência de apoio institucional, que é um modelo de gestão que qualifica a assistência em toda a Atenção Básica de Bom Jesus da Lapa, sendo uma prática onde o município desenvolve seus trabalhos e que reflete numa excelente pontuação no PMAQ, o Programa de Melhoria para Acesso e Qualidade da Atenção Básica. O trabalho que é desenvolvido no município, é pensado para cada dia melhorar a capacitação do trabalhador, para que ele efetue um bom serviço na assistência.

O PMAQ AB (Atenção Básica) tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde com suas referentes equipes. Para Bom Jesus da Lapa, o encontro estadual foi de suma importância, pelo fato de ter sido uma experiência que se tornou modelo de gestão para todo público participante e para a Bahia. O Município obteve uma experiência exitosa de apoio institucional, o que dá mostras claras que a saúde de Bom Jesus da Lapa tem evoluído em qualidade de atendimento, estrutura e eficiência no serviço prestado aos moradores.


Compartilhe:

Comentários: