18º
33º
Parcialmente Nublado

Saúde: SAMU realiza palestra de primeiros socorros na Câmara de Vereadores

  • Dircom

    Cerca de 60 servidores do Poder Legislativo de Barreiras tiveram na tarde de ontem, 06, técnicas de primeiros socorros ministradas pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação do Presidente, Gilson Rodrigues.

    “Esse treinamento é muito importante, temos mais de 100 servidores e essas técnicas podem salvar vidas com instruções simples: como em engasgo e desmaios. A coordenação do SAMU contribui nesse trabalho preventivo, participar dessa palestra nos alerta em como ajudar alguém que necessite de socorro imediato”, destacou Gilson.

    A equipe do SAMU envolveu os funcionários de forma dinâmica e participativa. A interação contribuiu para a troca de conhecimento através dos exemplos demonstrados na palestra.

    Conforme o Coordenador Regional do SAMU Barreiras/Ibotirama, a informação gera conhecimento e esses encontros contribuem para ajudar salvar vidas. “Mostramos noções básicas de como identificar um problema, o objetivo é sair daqui com um pouco mais de informação e com uma visão melhor a respeito do cuidado e o que fazer para ajudar um paciente até a chegada da equipe do SAMU em determinadas situações”, disse José Henrique.

    Durante a ocasião, foram repassadas técnicas de primeiros socorros, dando ênfase nos casos de acidentes domésticos com a população infato-juvenil e com situações em ambiente de trabalho. Os funcionários do SAMU também foram orientados sobre como funciona o serviço de atendimento e em quais os ocasiões o SAMU deve ser acionado.

    O serviço do SAMU existe em Barreiras desde 2010 e realiza em média 450 atendimentos por mês, atendendo o município de Barreiras e região em casos de urgências e emergências. Para o Secretário de Saúde, esse é um serviço essencial para a população. “Na Secretaria de Saúde de Barreiras, o SAMU integra um grande serviço de atendimento, realizado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas em plantões de 24 horas. Essas palestras ministradas para a população em geral, contribuem para ampliar o conhecimento sobre os primeiros socorros e ajudam a salvar vidas”, concluiu Tiê Araújo.


    • Compartilhe:

    Comentários: