Secretaria de Saúde de Barreiras promove ação educativa e preventiva contra a Hanseníase

Dircom

O Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hanseníase foi marcado por reflexões e informações em Barreiras, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste final de semana uma palestra na Unidade de Saúde do Jardim Ouro Branco para falar sobre o combate e prevenção da doença.

A palestra foi ministrada pela Enfermeira Maira Fernandes e pelos Agentes Comunitários da unidade de saúde, contou com a participação de moradores dos bairros Jardim Ouro Branco, Novo Horizonte e Sandra Regina.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Doracir Madalena, o principal objetivo do evento foi de esclarecer para a comunidade além da prevenção, os sinais e sintomas da doença, de reforçar os cuidados que são necessários para o tratamento, alertar e incentivar a procura pelos serviços de saúde.

“A data foi instituída com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença, no nosso município todas as unidades fazem acompanhamento dos pacientes com essa doença e os casos mais graves são devidamente acompanhados na Unidade de Saúde Leonídia Ayres”, disse.

O Ministério da Saúde preconiza a Ação Global para o controle da doença até 2020, em Barreiras atualmente há 76 pacientes em tratamento. A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Hansen e se apresenta por manifestações de pele (como manchas dormentes) e por manifestações nervosas (como dores, choques e formigamentos nos trajetos de nervos periféricos). Apesar de ser uma doença que tem cura, ela pode deixar graves sequelas a depender da demora pela busca por um tratamento.


Compartilhe:

Comentários: