Secretaria de Saúde de São Desidério faz Campanha de atualização das cadernetas de vacinação incluindo Febre Amarela

Fotos: Divulgação

Ana Lúcia Souza

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Atenção Básica iniciou uma Campanha de Atualização das Cadernetas de Vacinação na zona rural de São Desidério. O objetivo é deixar em dias a situação vacinal da população do município e prevenir a febre amarela.

De acordo com a Coordenação de Atenção Básica, de janeiro a novembro de 2017 foram disponibilizadas 5.159 doses da vacina contra febre amarela em São Desidério, que não esta na lista de municípios para realização da campanha de vacinação. Apesar disso, a vacina está disponível em todos os Postos de Saúde da sede e zona rural.

“Esse trabalho de atualização será feito em todas as Unidades de Saúde da Família localizadas na zona rural. Um trabalho que começou a ser feito nessa semana na região do distrito de Roda Velha será intensificado na semana que vem em outras regiões”, declarou a coordenadora da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues, que ainda complementou. “A vacina da febre amarela era realizada a cada 10 anos, hoje a imunização é feita em dose única e de acordo com o Ministério da Saúde, essa dose já imuniza o indivíduo por toda a vida. Mas é muito importante que as pessoas comparecerem às unidades de saúde e levem a caderneta de vacinação para verificar a situação vacinal”.

Sobre a doença –  A febre amarela é uma doença causada por um vírus da família dos Flavivírus, que infecta os macacos e o homem. Originada da África Central, sua transmissão é feita através dos mosquitos Haemagogus, comum na área rural, e Aedes Aegypti, na área urbana. A doença se torna ainda mais preocupante por conta da ausência de sintomas iniciais.Considerada aguda e hemorrágica, ela recebe esse nome por causar icterícia, um sintoma que provoca aspecto amarelado na região dos olhos, pele e mucosas. O efeito protetor da vacina ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado.


Compartilhe:

Comentários: