19º
30º
Variação de Nebulosidade

Secretaria de Saúde realiza atendimento fisioterapêutico domiciliar na sede e zona rural

  • Fotos: Diego Souza

    Diego Souza

    O atendimento da Fisioterapia Domiciliar é uma tendência crescente em nosso país, o que consiste em proporcionar a reabilitação de pacientes, os quais possuem limitações que dificultam sua locomoção. E, pensando na qualidade de vida da população do município, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, realiza o atendimento aos pacientes que necessitam deste tratamento da sede e zona rural.

    Seu Abdias Francelino de 57 anos mora na comunidade de Vereada, a mais de 100 km da sede. Ele sofreu uma lesão medular causada por um acidente motociclístico e tornou-se cadeirante necessitando do atendimento fisioterapêutico domiciliar. Na manhã dessa quinta-feira, 15, recebeu da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde a cadeira de rodas nova, além do tratamento que é realizado semanalmente. “Eu estava com essa cadeira já faz mais de dois anos, serviu muito. Mas, agora recebo uma cadeira nova com mais conforto, dar até pra dormir nela. Antes não conseguia nem vestir uma camisa, às vezes era difícil mover alguma parte do corpo, mas, agora já consigo fazer tudo isso, graça ao acompanhamento da fisioterapia. Estou muito feliz”, disse seu Abdias.

    “A alegria do meu paciente, é a minha. Me encanta saber que a evolução de cada paciente, é de suma importância pra gestão, sendo assim atendida, quando expus a necessidade do mesmo. O senhor Abdias é um paciente que sofreu uma lesão medular após um acidente motociclístico e passará por um longo processo de reabilitação, tendo como principal objetivo adapta-lo a sua nova condição. Na fase que chegamos, foi necessário uma cadeira de rodas adaptada que lhe permitirá ser o mais possível”, explicou a Fisioterapeuta, Lícia Sola.

    Segundo o secretário de Saúde, Zé Barbosa os atendimentos domiciliares de fisioterapia são semanais. “O profissional vai até a residência do paciente para avaliá-lo. Se for constatada a necessidade desse serviço e que o mesmo está impossibilitado de andar, ele passa a receber esse atendimento. Entendemos também que o acompanhamento de familiares e pessoas mais próximas durante as sessões tem efeito bastante significativo para a reabilitação do paciente. Além de gerar habilidade, capacidade e funcionalidade ao paciente, dentro do ambiente de convívio com a família, sempre com a responsabilidade de promover a saúde e qualidade de vida aos pacientes, sendo, portanto, esses os principais objetivos da fisioterapia”, frisou.


    • Compartilhe:

    Comentários: