Secretaria de Saúde realiza Dia D contra a raiva em São Desidério

Foto: Ana Lúcia Souza

Ana Lúcia Souza

No sábado 23, em São Desidério a atenção foi voltada para os animais de estimação com a realização do Dia D da Campanha de Vacinação contra a raiva. A ação preventiva é da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador.

As doses gratuitas foram disponibilizadas para proteger os animais contra a doença, que é fatal. Os pontos de vacinação se concentraram no Departamento da Vigilância e Praça Juarez de Souza no centro da cidade, Estádio Municipal Ocival Rodrigues de Souza e Coliseu no bairro Tangará, na Escola Municipal Dr. Silva Jardim no Alto Cristo, na Codesvasf do outro lado da Barragem e no distrito de Sítio Grande.

A raiva é causada por um vírus que acomete mamíferos como cães e gatos, e pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. “O Dia D da campanha foi positivo e bem tranquilo. Foram vacinados 1.005 cães e 99 gatos e ao longo do dia tivemos a presença de veterinário que percorreu todos os pontos de vacinação dando suporte ao trabalho realizado pelas equipes”, avaliou o diretor do Departamento da Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador, Gleivison Costa.

A Campanha de Vacinação no município teve início no dia 1º de setembro e segue até o dia 16 de outubro. A meta é vacinar cerca de 5.000 cães e 1.100 gatos em São Desidério. A vacina é destinada apenas para animais a partir de 03 meses de idade. Fêmeas gestantes ou em fase de amamentação não podem receber a vacina. Em casos de animais em idade jovem/adulto que nunca foram vacinados, o chamado ‘primo vacinado’, devem tomar a primeira dose e após 30 dias o animal deve ser levado ao Departamento da Vigilância Epidemiológica para receber a segunda dose de reforço.


Compartilhe:

Comentários: