Secretário Estadual de Saúde realiza inspeção nas obras da UTI e do Centro de Diálise no Hospital Carmela Dutra

Murilo Campos

O plano da ampliação do Hospital Municipal Carmela Dutra continua em pauta e entre os assuntos mais importantes a se tratar para os próximos dias em Bom Jesus da Lapa.

Meses atrás foi assinado um convênio no valor de R$ 5,3 milhões entre Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, onde o acordo viabiliza a construção de UTIs e também do Centro de Diálise no Hospital Carmela Dutra.

Durante a manhã desta quinta-feira (26), a cidade recebeu o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, para uma espécie de inspeção nas obras que já tiveram início.

Bom Jesus da Lapa ganhará 20 leitos de UTI e 28 leitos de enfermaria, além disso, está sendo construído também um centro de bioimagem e um centro de hemodiálise regional, com a ideia de atender algumas cidades vizinhas que necessitam do recurso. De acordo com a nova estrutura, o hospital vai passar a ter também os atendimentos para tomografia e ultrassom.

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, acompanhado do Prefeito Eures Ribeiro e do Secretário Municipal de Saúde, Marcélio Magno, reiteraram a importância dessa obra no município, que após sua conclusão, irá causar uma melhora considerável e significativa em assistência e recursos antes não oferecidos na saúde de Bom Jesus da Lapa e da região.

Segundos dados do Ministério da Saúde, o Hospital Carmela Dutra realizou em 2017 cerca de 3600 internações em diversas especialidades, com destaque para as cirúrgicas, com cerca de 1500 procedimentos realizados. Como a unidade possui um perfil de atendimento regional, com a ampliação, o local será mais resolutivo, evitando assim que pacientes precisem se deslocar para cidades vizinhas como Barreiras ou as capitais que oferecem mais recursos.

O montante destinado para essa ação terá uma parte custeada pelo Governo do Estado e a outra pela Prefeitura Municipal e a previsão para a finalização da obra é no primeiro trimestre de 2019.


Compartilhe:

Comentários: