Serviço Social é inserido no hospital de Formosa do Rio Preto

Almerice Rodrigues

Pela primeira vez na história de Formosa do Rio Preto, o Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago tem no seu quadro de servidores um profissional de Serviço Social. A assistente social Adriana Modesto acompanha os pacientes internados, elaborando o relatório social nas situações em que identifica um quadro de vulnerabilidade social.

“É um grande desafio desenvolver esse trabalho porque envolve o conhecimento de uma série de leis ligadas à minha profissão e à área de saúde. Mas é preciso também se voltar para as questões humanas, em conjunto com as técnicas, para assegurar os direitos desses usuários”, comenta Adriana, ressaltando que o atendimento socioassistencial prestado se fundamenta na ética profissional e no respeito à dignidade humana.

Entre as suas atribuições estão a intervenção na Transferência Fora de Domicílio (TFD), nos casos em que as famílias de pessoas com deficiência ou da terceira idade não ofereçam acompanhamento adequado para elas durante a internação, encaminhamento para o Centro Especializado de Assistência Social (Creas) das demandas em que se constata violação de direito e a regulação de vagas para exames e cirurgias.  A atuação mantém a parceria com as secretarias de Assistência Social e de Saúde, com Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com o Creas e com o Conselho Tutelar.

A gestão do prefeito Dr. Termosires Neto teve a sensibilidade de inserir o Serviço Social no hospital. Uma carência que há muito tempo era vista e reivindicada pela população e que foi prontamente sanada pelo atual gestor.


Compartilhe:

Comentários: