Por Cheilla Gobi
Equipes de diversos bairros de Barreiras participaram, inclusive de outras cidades da região oeste.
O final de semana em Barreiras foi movimentado para cerca de 32 equipes em torno de uma mesma competição, a 11° edição do Torneio da Paz (futebol) realizado neste domingo, 28, no Bairro Morada da Lua.
O torneio é um evento que nasceu junto com Esporte Clube morada da lua e tem como idealizador o morador do bairro, Da Costa. Este é um projeto que a comunidade esportiva do Bairro se prontificou a realizar e que segundo a organização vem alcançando sucesso a cada ano.
O objetivo da competição, além de proporcionar a brincadeira entre as equipes, também possui um lado humano. O Esporte Clube morada da Lua, organizadora do evento, convida equipes de diversos bairros de Barreiras, inclusive de outras cidades da região oeste da Bahia como Catolândia, São Desidério, Baianópolis, Angical para pregarem a paz.
“O objetivo é fazer com que os jovens através do esporte não se envolvam no mundo da criminalidade, especificamente das drogas e trazer os jovens para o caminho do bem, pois sabemos que muitos bairros acabam se intrigando, e este campeonato tem como objetivo atrelar um bairro a outro”, ressaltou o Diretor do Esporte Clube Morada da Lua, Joacir Batista.
De acordo com Joacir o Clube tem título de campeão do oeste da Bahia. “É um trabalho realizado de forma organizada com intuito de promover o social entre os bairros e o trabalho quando é feito com amor, dedicação e planejamento com certeza o sucesso é garantido”, afirmou ele.
Das 32 equipes, os times Guarani e Casa Grande disputaram a final, e um gol do atleta Bimbo garantiu vitória do Guarani, bicampeonato consecutivo 2011 e 2012 e Casa Grande time campeão em 2010. “É muito bom fazer o que a gente gosta, e jogar bola além de fazer bem para a saúde é algo prazeroso, e ainda fazer gols, conquistar títulos é satisfatório”, disse o atleta Bimba.
Além dos jogadores, equipe organizadora e torcedores, o evento contou ainda com a presença de Paulo Baqueiro da Comissão da Paz e também da vereadora Izabel Rosa. O torneio teve apoio do comércio local e da polícia militar.
“Isso aqui não é só esporte é integração que leva amizade, tolerância e paz, então todo esse trabalho que apesar de ter o lado esportivo tem um lado muito maior que é desenvolvimento da comunidade”, falou Baqueiro.
Da Costa deixou claro que a competição não tem nada a ver com política. “Independente do resultado da política, o trabalho não para, pois temos compromisso com a comunidade, a política passa, mas a amizade permanece, este é um trabalho comunitário”, disse Da Costa.
4° colocado, Alvorada do Bairro Santa Luzia, 3° Santa Cruz do Morada da Lua, 2° Casa Grande e 1° lugar Guarani.