Pelo 8º ano consecutivo, acontece em Barreiras a Semana da Consciência Negra. Com o tema “Consciência Negra em Debate”, no período de 20 a 25 de novembro haverá diversas atividades integrando as comemorações do 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades acontecem na UNEB, UFBA, IFBA, Centro Cultural, CETEP e Palácio das Artes. A diversidade de espaços objetiva ampliar a discussão em Barreiras.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção da/o negra/o na sociedade brasileira. A data foi escolhida por ser o dia da morte/assasinato do herói nacional Zumbi dos Palmares, em 1695.
Organizada pela UNEB/Campus IX desde 2004, em 2012 a Semana conta com a parceria do IFBA-Campus de Barreiras, UFBA/ICADS e Agência 10envolvimento com apoio da CESE e da Secretaria Municipal de Cultura de Barreiras, unificando esforços para a realização de um evento que traga discussões e espaços reflexivos sobre a cultura negra no Brasil, bem como contribua para eliminar o racismo ainda existente na sociedade.
A vasta programação conta com mesas redondas, palestras, oficinas, mostra de filmes e debate, desfile de beleza negra e feira de cultura e arte negra. Este ano, a grande novidade é a exposição de curta duração, intitulada “A cultura afro-brasileira no cotidiano e na arte barreirense” aberta ao público no Palácio das Artes todos os dias do evento, das 9:00 às 21:00, com o objetivo de valorizar a produção artística local que utiliza a temática ou influencias da cultura afro-brasileira.
Utilizou-se como logo do encontro o Sankofa, pássaro africano mítico que voa para frente, tendo a cabeça voltada para trás e carregando no seu bico um ovo, o futuro. Sankofa ensinaria a possibilidade de voltar às raízes para poder realizar o potencial para avançar. O Sankofa também serve como elo entre o Brasil e o continente Africano.
As inscrições com vagas limitadas e gratuitas podem ser feitas de 15 a 20 de novembro pelo site www.seconba.ufba.br e maiores informações estão disponíveis em www.seconba.blogspot.com.