Academia Barreirense de Letras recebe visita de Antônio Henrique

Por Vinícius Lena

Ao ensejo da passagem da data natalícia de seu presidente Dr. Luis Gonzaga Pamplona, que ocorreu no último dia 25, a Academia Barreirense de Letras (ABL) promoveu uma reunião em sua paradisíaca chácara, às margens do rio de Ondas, no Quente e Frio, no dia 26, com um duplo propósito: festejar seus bem vividos 79 anos e confraternizar com membros confrades da ABL e receber amigos da família, destacando-se entre estes os candidatos a prefeito e vice de Barreiras, Antonio Henrique e Paê Barbosa.

Após abrir a reunião oficial da Academia, o presidente Luis Gonzaga Pamplona convidou Antonio Henrique a fazer parte da mesa, para substituí-lo na direção dos trabalhos e responder as indagações dos membros presentes a respeito das relações entre a academia e o planejamento do futuro governo municipal, caso seja eleito.

Foi uma proveitosa troca de informações, onde os membros da academia expuseram as carências da Academia Barreirense de Leras, fundada em 21 de Maio de 2005, e até hoje não possui sede própria e sequer um local apropriado para reuniões e guarda de seu acervo cultural constituído de mais de quinhentos livros o obras culturais.

O candidato Antonio Henrique mostrou-se sensível à demanda dos membros da ABL e falou de seu plano de governo em que inclui um projeto de revitalização das ruínas do antigo matadouro da Sertaneja, local onde será instalada a Biblioteca Municipal, o Museu Geraldo Rocha e outro local especial para a tão sonhada sede própria para a ABL.

Após elogiar os trabalhos dos escritores locais, Antonio Henrique disse que a ABL pode contar com seu apoio pois trata-se de um forte e mais autêntico representante da cultura barreirense.

Usando a palavra, o candidato a Vice Paê Barbosa reconheceu o trabalho com a cultura, destacando sua importância pois “esse trabalho de vocês, escritores, será o diferencial para as futuras gerações reconhecerem nossa cultura e nossa história”.

E como não poderia deixar de acontecer, como em tudo em que Luis Pamplona organiza e/ou promove – como historiador e folclorista cultural que é – houve eventos do folclore barreirense como o “Quebra-Potes” e o “Pau de Sebo” Sendo que no “Quebra-Potes” os atores foram Antonio Henrique e o próprio homenageado do dia, Dr. Luis Pamplona. Entretanto, o evento do Pau de Sebo, embora bem instalado e bem ensebado, deixou de ser realizado por “falta de meninos na festa” – explicou, lamentando-se, o Dr. Pamplona.

Fonte: Jornal Nova Fronteira.


Compartilhe:

Comentários: