O analista de sistema Carlos Pereira inventou um programa para auxiliar a comunicação de pessoas com paralisia cerebral pensando em sua filha, mas que ajuda a mudar a vida de milhares de crianças. Clara, de cinco anos, sofreu uma lesão cerebral que resultou em deficiência motora.
Na tarde desta quinta-feira (7), Carlos Pereira e a esposa, Aline Pereira, apresentaram a criação a outras famílias que passam por realidades semelhantes, em Salvador. Cerca de mil pessoas já usam o aplicativo em todo país.
O analista de sistemas ajudou a desenvolver um software para ser usado em tablets, com o intuito de facilitar a comunicação da filha e, agora, de outras crianças. “Hoje em dia a gente consegue se comunicar com Clara. Ela consegue viver uma vida mais significativa e mais feliz”, afirmou Pereira. “Isso vem desenvolvendo muito mais a personalidade dela. Vem desenvolvendo a inteligência, a interação”, contou Aline Pereira, mãe da criança.
Para fonoaudióloga Mônica Monteiro, o programa é importante por facilitar a comunicação das pessoas que enfrentam problemas com a fala. “Agora, a pessoa consegue dizer o que ela quer, o que ela está sentindo. Ela consegue trocar informação com a família, com os cuidadores”, disse a especialista.
Fonte: G1