Reportagem: Cheilla Gobi
Texto: Jaíra Mariani
Fotos: Nayara Ribeiro
Foi realizado pela primeira vez em Barreiras, na última terça-feira, 21, no Centro Cultural Rivelino de Carvalho, o Aulão da OAB. Para participar do evento foi necessário a inscrição e um quilo de alimento. Essa iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido em todo o país de modo beneficente, que busca conscientizar os Baixareis em Direito da importância de desenvolverem um estudo diferenciado com metodologias, técnicas e estratégias para conseguirem superar o desafio que é a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
O Aulão da OAB teve inicio às 08 horas, com o palestrante, professor do cursinho SOS OAB, Hendy Chagas. Das 13 às 17 horas o curso foi ministrado pelo professor Pedro Barreto, que apresentou ao público uma palestra dinâmica, onde busca deixar o candidato tranquilo, trabalhando principalmente suas potencialidades e tranquilidade no momento do exame.
Segundo Pedro, por se tratar de aulas para o exame da OAB, normalmente o público é tenso, mas de forma descontraída ele deixa o ambiente divertido, fazendo com que a arte de sincronizar o conteúdo jurídico vertical com a simpatia e carisma e o afago emocional faça o sucesso do evento em todo Brasil.
No último exame da OAB, foram 120 mil inscritos e apenas 18 mil aprovados, somente 15% dos candidatos foram admitidos, nas últimas cinco provas, o índice não passou de 22%. Conforme Barreto, esta dificuldade tem sido gerada principalmente pela falta de orientação técnica de como se preparar para uma prova metódica com práticas de indução.
Nessa perspectiva, o Aulão OAB traz, principalmente para os estudantes, informações importantes sobre a conscientização da necessidade de desenvolver um sistema de treinamento com preparação diferenciada, um plano de estudo diário com metas pré-organizadas, o conhecimento de estratégias de como os examinadores montam as provas, técnicas para que se obtenha maior potencialização e chances de aprovação, dicas sobre o Direito com destaque para Direito Tributário, Constitucional, disciplina de ética e estatuto, tudo para auxiliar os candidatos a estarem na lista dos 80% dos aprovados.
“A aprovação é consequência de uma junção de fatores, dentre eles o preparo emocional. Hoje tenho sustentado uma tese que para um candidato conseguir ser aprovado no exame é necessário, além do preparo emocional, também uma blindagem acadêmica. Este evento foi bem melhor do que eu esperava, tivemos uma plateia lotada, e o carinho do povo me surpreendeu bastante, aqui no Aulão OAB eu não só ensino a matéria, mas também procuro desenvolver as virtudes dos meus alunos desde a espiritualidade à autoestima, liderança e aperfeiçoamento, isso gera um sentimento de gratidão e admiração”, disse o professor palestrante Pedro Barreto.
Fonte: Falabarreiras