Barra, quem te viu e quem te vê

Município chega aos 142 anos de emancipação e Prefeitura comemora aniversário com eventos e inaugurações

 

 

DSCN6040

Texto e fotos: Jayme Modesto

No município de Barra, no Oeste baiano, o aniversário da cidade coincide com os festejos de São João e para atrair os turistas uma programação especial foi montada. Além de inaugurações, caminhada, disputas esportivas, a Prefeitura contratou grandes shows com artistas de renome nacional para animar os festejos juninos.

O município de Barra comemora 142 anos de emancipação política, e os munícipes têm muito a comemorar, desde que o atual grupo político assumiu o comando da administração, pois inúmeras são as ações e obras que beneficiam a população.

DSCN6008

As comemorações tiveram início na terça-feira (16/06), com queima de fogos e a tradicional alvorada animada pela Lira Musical Deolindo Lima que percorreu as ruas da cidade. Por volta das 8h, as autoridades municipais, os professores e alunos das escolas da sede e zona rural, reuniram-se junto à população na Praça Barão de Cotegipe para a cerimônia cívica, com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e municipal. Além do prefeito Artur Silva, o ato contou com a presença do vice-prefeito Dr. Trajano Neto, do Dom Frei Luiz Flávio Cappio – Bispo Diocesano, vereadores, secretários de governo, convidados e população em geral.

DSCN6064

Durante o seu discurso, o prefeito Artur Silva relembrou a história do município desde os tempos da Casa da Torre até as conquistas atuais. Destacou obras já realizadas e anunciou as que seriam inauguradas logo após a cerimônia de abertura das comemorações do aniversário da cidade – A Unidade de Saúde de Igarité e a Nova Estrutura do Hospital Santa Rita.

DSCN6034

O gestor citou grandes conquistas na educação, como a implantação e pleno funcionamento da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), da Escola Técnica CEEP Águas, e do EMITEC presente em 13 escolas da zona rural. Lembrou ainda dos relevantes trabalhos em andamento, como o esgotamento sanitário no bairro Parque das Lagoas, a pavimentação das 13 ruas do bairro Sagrada Família e a pavimentação das ruas Presidente Dutra, Ernesto Carneiro Ribeiro, Irineu Simões, Miguel Couto e Professor Elísio Mourão.

“Graças ao nosso grupo político, ao nosso trabalho, compromisso e responsabilidade, o município de Barra está dando um grande salto, na melhoria de vida do nosso povo. Vivemos uma nova fase de progresso, com lojas, empresas sendo instaladas, três agências bancárias proporcionando principalmente empregos e melhores condições para a população. Vamos continuar trilhando o caminho do progresso”, evidencia Artur.

Logo após a cerimônia cívica, o prefeito recepcionou o vice-governador da Bahia João Leão e sua comitiva, que na oportunidade prestigiaram as comemorações e inaugurações do novo Hospital Santa Rita e a Unidade de Saúde de Igarité. Além do vice-governador, diversas autoridades marcaram presença nas inaugurações, entre elas, o vice-presidente da Fundação da Associação Bahiana de Medicina (FABAMED) Sr. José Márcio, o superintendente do Hospital São Rafael Sidney Nery, o deputado estadual Antônio Henrique Júnior e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães Humberto Santa Cruz.

DSCN6085

Com a parceria entre o governo do Estado e o município, a FABAMED assume a administração do Hospital Santa Rita, atuando de forma similar ao Hospital Municipal Ana Mariani e o Monte Tabor.

Leão afirmou que o grande objetivo em trazer a FABAMED para atuar no Santa Rita é fazer com que a nova instituição e o hospital Ana Mariani atuem lado a lado em busca de uma saúde pública de excelência para o município. Na oportunidade, o vice-governador entregou o projeto básico da ponte sobre o Rio São Francisco, e garantiu estar com o projeto definitivo em 30 dias, para em seguida marcar audiência com Artur e o governador Rui Costa, dando o primeiro passo para a execução da obra.

Após o evento no Hospital Santa Rita, os presentes seguiram até Igarité para a inauguração da Unidade Básica de Saúde do Distrito e por volta das 22:30 foi a abertura oficial do São João de Barra.

DSCN6105

São João é marcado por muito forró e animação

download1Além das comemorações alusivas aos 142 anos, a população de Barra e turistas de várias cidades da região e até mesmo de outros estados participam dos festejos juninos. Este ano a programação teve início no dia 16 e segue até 24 de junho. O São João de Barra organizado pelo governo municipal é uma das festas mais procuradas do interior baiano. No dia 16, as primeiras atrações do evento foram as bandas: Os clones e Cavalo de Aço. No dia 17, Bonde do Forró.

O São João de Barra continua nesta quinta-feira, 18, com a apresentação da banda Caviar com Rapadura. Na sexta 19, o show continua com Mala 100 Alça. No dia 20, a Moleca 100 vergonha se encarrega de animar o público. No domingo, 21, Forrozão Tropicalha. Dia 22 o grande show da Gatinha Manhosa. Dia 23 a animação fica por conta de Jairo e Gil e para encerrar os festejos, Xinela de Couro no dia 24.

O prefeito Artur Silva defende a valorização dos costumes, por isso investe e mantém o tradicional São João. “Devemos preservar nossas raízes, e não podíamos deixar de realizar os festejos juninos. Apesar das dificuldades financeiras, temos esperança que estas dificuldades sejam superadas em breve”, destacou.

Para garantir a ordem e manter a paz no São João, a Companhia de Ações Especiais do Semiárido (CAESA), juntamente com as Polícias Civil e Militar e a empresa particular de se segurança – Protege Segurança se fazem presentes no circuito da festa. São mais de 50 profissionais todos os dias.

Um pouco sobre a história

Localizada no encontro das águas do Velho Chico e Rio Grande, no médio são Francisco, Barra foi fundada em 23 de Agosto de 1753, quando teve sua emancipação e instalação na nova vila de São Francisco das Chagas da Barra do Rio Grande do Sul. A vila foi elevada a categoria de cidade em 16 de Junho de 1873, na época do império, o termo “cidade” era mais honomerito e nada somava-se administrativamente, quando passou a chamar-se Barra do Rio Grande.

Por volta dos anos 40 e 50 a Cidade da Barra era uma das mais importantes da região, tornando-se um polo regional de cultura e qualidade de ensino, convergindo para lá estudantes de varias cidades da região, estudar no Colégio Santa Eufrasia, era uma questão de status.

Dai por diante a cidade da Barra caiu no esquecimento e isolamento por não ter uma estrutura viária, ficando seu acesso limitado praticamente pelos rios, vivendo de lembranças e sua população condenada ao isolamento. A Barra não sofreu apenas com o isolamento geográfico, durante muitos anos também ficou esquecida pelos governantes.

Com o surgimento de um novo grupo político, o qual permanece no comando da administração municipal, Barra passou por um importante processo de transição neste período. Ao completar 142 anos de independência seu povo tem motivos para comemorar, já que no conjunto, o município vem registrando crescimento e desenvolvimento econômico favorável desde o surgimento dessa nova forma de governar, realidade que faz da Barra uma cidade, que a pesar da crise vive um momento econômico promissor.

A atual gestão coloca em prática, um modelo de trabalho que poderá contribuir muito com o desenvolvimento organizado do município nas próximas décadas. Muitos fatores colocam Barra em posição de destaque, tanto no cenário baiano quanto regional. Uma delas é sua localização geográfica privilegiada, por estar situado no encontro dos importantes rios São Francisco e Rio Grande, o que incentiva um crescimento econômico positivo.

Esta é a realidade da antiga e nova Barra, e são apenas alguns dos fatores nesta importante data comemorativa. Os investimentos na infraestrutura urbana, unido ao desenvolvimento acelerado e favorável da economia têm galgado pontos positivos para a cidade no que se refere à visibilidade.

Barra sempre se destaca como berço da cultura regional, apesar de anos de isolamento. Um dos fatores para este avanço foi a construção da BA 161, que liga a BR 242 a Xique Xique, o que fez a Barra dar um salto no seu desenvolvimento econômico e social, passando a ser um dos mais importantes municípios do Oeste da Bahia.

DSCN6022

DSCN6140

DSCN6185

 

 


Compartilhe:

Comentários: