Texto: Cheilla Gobi
Fotos: Jayme Modesto
Foi realizado nesta terça-feira, 15, o encontro de acolhimento aos novos gestores da Microrregião de Barreiras em parceria com a Equipe de Apoio Institucional da Diretoria da Atenção Básica (DAB), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), Diretoria Regional de Saúde (DIRES) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB.
O evento aconteceu no plenário da câmara de vereadores de Barreiras por volta das 14 horas e contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de saúde e de finanças, coordenadores da vigilância epidemiológica e da Atenção Básica (AB) dos municípios da região oeste da Bahia.
Na composição da mesa, Sávia Machado representando o diretor da Atenção Básica da SESAB, Ricardo Heinzelmann, diretora da 25ª DIRES/SESAB, Maria Raquel da Aurora, secretária de saúde de Barreiras, Regina Figueiredo representando o prefeito Antônio Henrique de Souza Moreira e também a coordenadora da saúde da família, Aline Lima.
Foram abordados temas de relevância para qualificação da atenção básica dos municípios, com objetivo de instrumentalizar os novos gestores e sua equipe para o planejamento da gestão municipal, como: Apresentação dialogada da política estadual da Atenção Básica; Projetos estratégicos e recursos financeiros do MS e SESAB para os municípios da microrregião; Apresentação Vigilância Epidemiológica.
De acordo com a diretora da 25ª DIRES/SESAB, Maria Raquel da Aurora, a Atenção Básica é fundamental no sistema de saúde.
“O intuito deste encontro foi acolher os novos gestores com suas equipes, bem como o fortalecimento da AB na região. A Atenção Básica é um meio estruturante no sistema de saúde, ou seja, o carro chefe. Se a Atenção Básica nos municípios for eficiente, 85% dos problemas da saúde deixarão de existir”, afirmou Maria Raquel.