Contagem regressiva para as eleições municipais

Por Jayme Modesto

Contagem regressiva! Faltam poucos dias para os eleitores brasileiros irem as urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As eleições municipais 2012 serão no dia 07 de outubro e as 436.679 seções eleitorais do país estarão preparadas para receber o voto de quase 140 milhões de brasileiros aptos a votar.

No município de Barreiras, a campanha eleitoral toma forma, figura e força, e os candidatos já parecem estar definidos e prontos para o desafio.

Apesar do horário eleitoral gratuito de rádio e de televisão ser considerado o instrumento mais importante nesta fase da campanha, uma vez que é por meio dele que a população toma conhecimento das propostas de cada postulante, para melhor administrar uma cidade, os candidatos estão intensificando o contato direto com o eleitor – o chamado corpo a corpo – na reta final. Faltando poucos dias para as eleições, vale lembrar que o horário gratuito não alcança todos munícipios da região oeste da Bahia.

Em Barreiras a linha adotada pelos candidatos parece estar dando certo, estão mais cordiais em suas campanhas, sinal de que em vez de “atacar” uns aos outros, eles estão buscando, cada um a seu modo, conquistar a confiança de seus eleitores, cenário bem diferente do que já presenciamos em eleições passadas.

A veiculação do material de campanha, até o momento, tem se mostrado mais educada. Embora possam ser vistos inúmeros cavaletes e placas pelas ruas, que geralmente estão dentro das regras estabelecidas, o número de papel no chão, originado pelos famosos “santinhos” diminuiu, e a poluição sonora também tem sido menos ofensiva.

Além da conscientização, a ordem neste período de campanha se deve muito a Justiça, que vem trabalhando fortemente no combate aos “abusos” cometidos por alguns candidatos, inclusive, punindo aqueles que infringem a Legislação Eleitoral.

De acordo com as informações estudadas em pesquisas, os candidatos para essas eleições em Barreiras, são velhos conhecidos para os eleitores, pois já se apresentaram em outras oportunidades na luta por vaga no executivo.

 

Os partidos políticos em Barreiras não tem se renovado com o passar dos anos, e os candidatos são praticamente os mesmos, alguns até já tiveram a chance de ocupar o cargo anteriormente, inclusive em outra cidade.

Aos eleitores resta cumprir o seu dever cívico no dia 07 de outubro, já que voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados, maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para pessoas que estão com idades entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetas.

Os eleitores que são obrigados a votar que não comparecerem às urnas por três eleições consecutivas podem ter o título cancelado e sem o documento, o Código Eleitoral estabelece penalidades ao constituinte que tem o título cancelado, entre as quais, fica impedido de tirar passaporte, participar de concurso público, assumir cargo público, obter empréstimo na rede bancária oficial, tirar CPF e até mesmo receber salário (em caso de servidor público).

 

 


Compartilhe:

Comentários: