Texto: João Néris DRT 4145/BA
Visando capacitar os funcionários da secretaria da saúde, para obter um melhor resultado no atendimento à população; ocorreu nesta segunda-feira (04), às 11 horas, no auditório da SMS uma palestra sobre Leishmaniose Visceral Canina (Calazar) onde participaram todos os agentes de endemias.
A palestra foi ministrada pela coordenadora da vigilância em saúde, Dra. Karina Estrellado e pelo monitor do Programa de leishmaniose, Gildemar Viana, que na oportunidade expôs sobre o Plano de Ação do Programa para 2013.
O objetivo da palestra, também foi reciclar os agentes acerca da Leishmaniose Visceral, para que os mesmos possam transmitir a população os problemas decorrentes da doença, detectar reservatórios do mosquito transmissor e orientar principalmente sobre as formas de prevenção.
Segundo o monitor Gildemar a melhor maneira de se evitar a Leishmaniose (calazer) é o combate ao mosquito transmissor, chamado de Flebótomo. “Este mosquito gosta de se reproduzir em solos úmidos, sombreados e ricos em matéria orgânica em decomposição (lixo), por isso, todos nós temos o dever de cuidar das nossas casas, quintais e não jogar lixo em terrenos baldios”, finalizou.