O ex-prefeito de Buritirama-BA, Arival Viana (PP) foi eleito pela quinta vez nestas eleições municipais, derrotando o candidato do PT Dedê Alves e solidificando ainda mais a força do grupo no qual lidera.
Arival é conhecido como um bom administrador e durante a campanha eleitoral pregou que não queria voltar à prefeitura pelo que fez no município, e sim, pelo que pretende fazer.
Entre as suas metas, Arival afirma que lutará para construir um hospital de médio porte e acima de tudo lutar para concretizar o seu sonho que é o asfalto da estrada que liga o Estreito da Barra à Buritirama, obra esta que ele garante que vai desenvolver o município em passos largos. Entre outras metas, Arival deve implantar uma política de desenvolvimento da agricultura familiar, evitando assim o êxodo rural, intensificar o desenvolvimento esportivo e cultural, além claro de realizar obras de infraestrutura que é sua especialidade.
Nesta campanha, Arival Viana foi perseguido pela oposição, em todos os sentidos, principalmente quando esta pregava que ele não era candidato por ter suas contas reprovadas pelo TCM, mas que estas foram aprovadas pela Câmara. Arival foi ameaçado de morte por várias vezes e faltando um dia para as eleições, a oposição de forma covarde e criminosa, escreveu uma carta e falsificando sua assinatura distribuiu cópias por todo o município deixando a população preocupada, onde no texto dizia que ele estava renunciando à candidatura e colocando em seu lugar o atual presidente da Câmara, Alan Machado.
A vitória neste domingo mostrou que com mentiras não se vai a lugar algum, e demonstrou para os seus eleitores, que o povo buritiramense procura o melhor para governar.
Às 11h deste domingo, Arival foi votar na sessão 100, situada na Escola Carlos Ivan acompanhado de sua esposa Ana Claudia, e logo em seguida foi para a zona rural onde percorreu todas as sessões eleitorais como sempre fez em eleições anteriores. Às 17h ficou com seus familiares em sua residência acompanhado os resultados e tendo a certeza da vitória, seguiu com uma multidão para a sede do comitê de apoio(antigo Reggae Nyght)onde deixou sua mensagem e marcou a festa da vitória no próximo sábado(13) com um grande movimento.
O seu companheiro de chapa Judson Ferreira(vice) preferiu ficar em sua casa acompanhando o resultado, uma vez que durante o dia percorreu todo o municipio acompanhando a votação.
Os resultados foram de acordo com as pesquisas internas,porém houve um número muito grande de votos inválidos, ou seja, dos 14.910 eleitores, apenas 10.776 foram válidos, as abstenções prejudicaram a frente de Arival.
Arival obteve: 6.037 votos, ou seja, 56,02% dos votos validos.
Dedê obteve: 4.739 votos 43,98% dos votos válidos.
Uma frente de 1.298 votos.
Na Câmara de Vereadores, Arival elegeu 07 vereadores (Lizinha, Ferreira, Termicio, Edson da Mary, Alan Machado, Israel e Celcinho) e a Oposição apenas 04(Naldo, Mauro, Nairoldo e Camargo). Confira a classificação.
Lizinha PSDB 803 votos
Naldo do Santo Expedito PDT 602 votos
Mauro dos Morrinhos PT 594 votos
Ferreira DEM 580 votos-Reeleito
Termício DEM 567 votos – Reeleito
Nairoldo de Euza PC do B 550 votos
Edson da Mary PR 536 votos
Alan Machado PP 529 votos-Reeleito
Camargo PT 523 votos – Reeleito
Israel DEM 470 votos
Celcinho PP 426 votos-Reeleito
Texto e fotos: João Néris DRT 4145/BA
Fonte: Correio do Oeste