Câmara de Santana reabre os trabalhos legislativos

DSCN3244

Dos onze vereadores que compõem o legislativo municipal, dez participaram da sessão (FOTOS: Jayme Modesto/JGO)

Jayme Modesto

Com um plenário lotado, a Câmara Municipal de Santana retomou os trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2016, no dia 19 de fevereiro. Dos 11 vereadores que compõem o legislativo municipal, 10 participaram da sessão solene de abertura, além dos secretários municipais e assessores do legislativo.

O prefeito Wilson Neves, não compareceu, mas encaminhou a mensagem por escrito, que foi lida pela secretária da Casa. Nela, o chefe do executivo, destacou os trabalhos realizados nos últimos anos em diversas áreas. “São ações resultantes não só das iniciativas da própria administração – responsável por construir novas formas de convivência e inclusão dos cidadãos e cidadãs nos destinos da terra em que nasceram ou escolheram para viver, mas, principalmente, dos imprescindíveis instrumentos de consulta, como as plenárias do Orçamento Democrático, e as iniciativas dos vereadores que são direcionamentos do próprio Poder Legislativo”.

DSCN3237

O presidente da Câmara, o vereador José Angélico falou sobre os trabalhos realizados no último semestre

Em seu discurso, o presidente da Câmara, o vereador José Angélico falou sobre os trabalhos realizados no último semestre de 2015, das Comissões Permanentes e Especiais e projetos considerados importantes. Desejou boas vindas aos seus pares e os convocou para um esforço conjunto no sentido de promover uma boa produção legislativa neste período.

Angélico ressaltou ainda, que o Parlamento é a principal instância de afirmação da soberania popular. “O Parlamento representa a vontade municipal em sua pluralidade, refletindo suas diferenças, assim como possibilita também, a convergência de interesses e concepções. Seu papel é essencial na formulação de leis e na deliberação sobre iniciativas governamentais. Uma democracia representativa e consolidada exige, portanto, uma Câmara forte, com capacidade para realizar suas tarefas de formulação de leis e de controle”, afirmou o presidente.

Os demais edis que tiveram cinco minutos para falar, seguiram também a mesma linha de pensamento do presidente da Casa, anunciaram temas importantes que serão discutidos neste semestre.

O vereador Marconio Alves, aproveitou a oportunidade para fazer um apelo à população santanense, no sentido de alertá-la com relação aos cuidados e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

“Precisamos discutir junto a sociedade temas sobre a cidade que queremos, uma cidade mais justa, que assegure a inclusão urbana e social com sustentação ambiental, garantindo direitos a todos os cidadãos”, disse o parlamentar.

Para o presidente, o legislativo santanense teve um bom desempenho, tanto na produção legislativa como nas mudanças promovidas pela Mesa Diretora.

DSCN3229

DSCN3251

 

 

 

 

 


Compartilhe:

Comentários: